Página inicial > Últimas Notícias > Mais de 60 profissionais das áreas biológicas da Ufam são entregues à sociedade

Mais de 60 profissionais das áreas biológicas da Ufam são entregues à sociedade

• Publicado: Quarta, 04 de Setembro de 2019, 16h14
  • Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2019, 10h42

Na noite da última terça-feira, 3, o auditório Eulálio Chaves, localizado no setor Sul do Campus Sede da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), recebeu familiares, professores e amigos dos 61 tecnólogos, bacharéis ou licenciados dos cursos de Biotecnologia, Ciências Biológicas e Ciências Naturais, todos abrigados no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), para a colação de grau. A solenidade foi presidida pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga.

Ao dar os parabéns aos egressos, o presidente da cerimônia de outorga disse aos agora profissionais das áreas biológicas que o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA). “Vocês podem me perguntar o que será agora que vocês já se formaram, e eu direi – ‘você deu um passo, e não foi o último passo’. O CBA virá com toda a força, e isso significa que novas oportunidades vão surgir, novos campos de pesquisa vão surgir, novos empregos vão surgir. E será preciso contar com cada um dos senhores. Então, vocês terão um papel estratégico nesse contexto, não somente para o estado do Amazonas, mas para o mundo. Vocês são formados numa universidade amazônica de referência, e serão cobrados para colocar esse conhecimento a serviço da sociedade”, afirmou o reitor.

Diretora do ICB, a professora Rozana de Medeiros Sousa Galvão disse que não será possível se esquecer do brilho no olhar de cada um dos formandos que subiu ao palco para receber o diploma da graduação. “Eu jamais vou me esquecer desse brilho no olhar de vocês, pois reconheço nele o amor à profissão que escolheram seguir. Meu desejo a vocês é que trabalhem para fazer a diferença, e saibam que o aprendizado nunca acaba, pois ele é contínuo. Por fim, peço que levem a excelência desta Instituição aonde forem”, discursou a gestora da Unidade Acadêmica.

Discursos pelo futuro

Ingrid Silva Corrêa, agora tecnóloga em Biotecnologia, após os cumprimentos aos colegas, mestres e familiares, reconheceu o quanto foi difícil a missão de sintetizar a trajetória de três diferentes turmas das áreas biológicas na hora de redigir o discurso. “Somos um misto de diferentes gostos, percepções, lutas e histórias. Tudo começou no PSC e no Enem, sendo uns com mais certeza do que os outros sobre os caminhos a seguir. Em alguns momentos, foi preciso praticamente morar dentro de um laboratório, sonhando em ser cientista. Foram horas e horas de estudo para desenvolver habilidades que temos hoje”, resumiu a jovem.

A oradora não se esqueceu de mencionar as experiências e as práticas na fazenda experimental, as vivências juntos aos centros acadêmicos dos respectivos e as semanas acadêmicas por eles organizadas, emocionando-se ao enfatizar que "ciência é vida, e a vida está em nossas mãos". Ingrid falou ainda sobre o futuro: “Se até aqui chegamos, é porque dentro de nós existia a certeza do futuro profissional brilhante”. Concluiu dando os parabéns aos biólogos pelo seu dia, coincidentemente comemorado na data da colação de grau. “Feliz dia do biólogo, e vamos à luta!”.

No mesmo tom foi o discurso da professora Maria do Carmo Queiroz Fialho, paraninfa do curso de Ciências Biológicas. “Queridos afilhados formados do curso de Ciências Biológicas, e egressos dos demais cursos do ICB, esta é uma noite de alegria para todos nós, ainda mais por conta do número expressivo de formandos, o que muito nos orgulha”, disse a docente. “Confesso que, ao receber o convite, me veio a dúvida sobre por que teria sido escolhida pela turma. Biologia Celular é uma das disciplinas mais temidas do ICB, mas o tempo foi me lapidando para me tornar melhor, para ter mais empatia e amor. Caminhamos lado a lado como enquanto eu fui docente e coordenadora, e aprendi muito com vocês. Por isso, eu digo que sejam cada dia melhores, trabalhem com humildade e empatia, e jamais permitam que os sonhos de vocês sejam podados, mesmo diante dos tempos difíceis que vivemos, especialmente para a educação”, concluiu a paraninfa oradora.

Lista de egressos

Biotecnologia

1. Ana Eduarda De Aquino Veiga;
  2. Angélica Bruno Dos Santos;
  3. Anny Karolyn Cordeiro De Melo;
  4. Gabriela Batista Bastos;
  5. Ingrid Silva Correia;
  6. Lucas Matheus Barbosa Feitosa;
  7. Pablo Alessandro Barbosa Viana;
  8. Pâmela De Oliveira Fernandes;
  9. Rebeca Trícia Oliveira Loureiro;
  10. Tereza Cristina Almeida Cabral;
  11. Thalita Victoria Vieira Oliveira.

Bacharelado em Ciências Biológicas

21. Raquel Emily Dos Santos Bruce;
  22. Raquel Rodrigues Da Silva Tinoco;
  23. Renata De Souza Mendonça;
  24. Tainara Garcia Branches.

Licenciatura em Ciências Naturais

18. Laísse Gabriele Silva Neves;
  19. Laura Carolina Maia Dos Santos;
  20. Rayssa Almeida De Azevedo;
  21. Shatina Weilla Oliveira De Mendonça.