Mais de 60 profissionais das áreas biológicas da Ufam são entregues à sociedade
Na noite da última terça-feira, 3, o auditório Eulálio Chaves, localizado no setor Sul do Campus Sede da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), recebeu familiares, professores e amigos dos 61 tecnólogos, bacharéis ou licenciados dos cursos de Biotecnologia, Ciências Biológicas e Ciências Naturais, todos abrigados no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), para a colação de grau. A solenidade foi presidida pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga.
Ao dar os parabéns aos egressos, o presidente da cerimônia de outorga disse aos agora profissionais das áreas biológicas que o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA). “Vocês podem me perguntar o que será agora que vocês já se formaram, e eu direi – ‘você deu um passo, e não foi o último passo’. O CBA virá com toda a força, e isso significa que novas oportunidades vão surgir, novos campos de pesquisa vão surgir, novos empregos vão surgir. E será preciso contar com cada um dos senhores. Então, vocês terão um papel estratégico nesse contexto, não somente para o estado do Amazonas, mas para o mundo. Vocês são formados numa universidade amazônica de referência, e serão cobrados para colocar esse conhecimento a serviço da sociedade”, afirmou o reitor.
Diretora do ICB, a professora Rozana de Medeiros Sousa Galvão disse que não será possível se esquecer do brilho no olhar de cada um dos formandos que subiu ao palco para receber o diploma da graduação. “Eu jamais vou me esquecer desse brilho no olhar de vocês, pois reconheço nele o amor à profissão que escolheram seguir. Meu desejo a vocês é que trabalhem para fazer a diferença, e saibam que o aprendizado nunca acaba, pois ele é contínuo. Por fim, peço que levem a excelência desta Instituição aonde forem”, discursou a gestora da Unidade Acadêmica.
Discursos pelo futuro
Ingrid Silva Corrêa, agora tecnóloga em Biotecnologia, após os cumprimentos aos colegas, mestres e familiares, reconheceu o quanto foi difícil a missão de sintetizar a trajetória de três diferentes turmas das áreas biológicas na hora de redigir o discurso. “Somos um misto de diferentes gostos, percepções, lutas e histórias. Tudo começou no PSC e no Enem, sendo uns com mais certeza do que os outros sobre os caminhos a seguir. Em alguns momentos, foi preciso praticamente morar dentro de um laboratório, sonhando em ser cientista. Foram horas e horas de estudo para desenvolver habilidades que temos hoje”, resumiu a jovem.
A oradora não se esqueceu de mencionar as experiências e as práticas na fazenda experimental, as vivências juntos aos centros acadêmicos dos respectivos e as semanas acadêmicas por eles organizadas, emocionando-se ao enfatizar que "ciência é vida, e a vida está em nossas mãos". Ingrid falou ainda sobre o futuro: “Se até aqui chegamos, é porque dentro de nós existia a certeza do futuro profissional brilhante”. Concluiu dando os parabéns aos biólogos pelo seu dia, coincidentemente comemorado na data da colação de grau. “Feliz dia do biólogo, e vamos à luta!”.
No mesmo tom foi o discurso da professora Maria do Carmo Queiroz Fialho, paraninfa do curso de Ciências Biológicas. “Queridos afilhados formados do curso de Ciências Biológicas, e egressos dos demais cursos do ICB, esta é uma noite de alegria para todos nós, ainda mais por conta do número expressivo de formandos, o que muito nos orgulha”, disse a docente. “Confesso que, ao receber o convite, me veio a dúvida sobre por que teria sido escolhida pela turma. Biologia Celular é uma das disciplinas mais temidas do ICB, mas o tempo foi me lapidando para me tornar melhor, para ter mais empatia e amor. Caminhamos lado a lado como enquanto eu fui docente e coordenadora, e aprendi muito com vocês. Por isso, eu digo que sejam cada dia melhores, trabalhem com humildade e empatia, e jamais permitam que os sonhos de vocês sejam podados, mesmo diante dos tempos difíceis que vivemos, especialmente para a educação”, concluiu a paraninfa oradora.
Lista de egressos
Biotecnologia
- Ana Eduarda De Aquino Veiga;
- Angélica Bruno Dos Santos;
- Anny Karolyn Cordeiro De Melo;
- Gabriela Batista Bastos;
- Ingrid Silva Correia;
- Lucas Matheus Barbosa Feitosa;
- Pablo Alessandro Barbosa Viana;
- Pâmela De Oliveira Fernandes;
- Rebeca Trícia Oliveira Loureiro;
- Tereza Cristina Almeida Cabral;
- Thalita Victoria Vieira Oliveira.
Bacharelado em Ciências Biológicas
- Adrya Thaysa De Dourado Cordeiro
- Izabela Sabrina Da Silva Campos
- Natasha Helena Souza Ribeiro
- Rebeca Cavalcante Pires
- Rúbia Neris Machado.
Licenciatura em Ciências Biológicas
- Amanda Cristina Pascoal Nogueira;
- Andressa Santos Da Silva;
- David Silva Nogueira;
- Eduardo José Dias Da Silva;
- Erycka De Farias Cunha;
- Fabiane Bandeira Viana;
- Fernanda Ariele Nascimento Paz;
- Gabrielle Souza Romano;
- Graziela Da Silva Dantas;
- Hyago Sena De Moura;
- Icaro Da Silva;
- Juliana Vasconcelos Lopes De Lima;
- Kalvy Wesly Costeira Silva;
- Larissa Carvalho Brasil;
- Luana Figueiredo Da Silva;
- Mayara Cristina Moraes De Lima;
- Milena Rocha Da Silva Camico;
- Naicyele Ketlem De Sousa Ferreira;
- Nayra Beatriz Costa Bitencourt;
- Paulo Alessandro De Souza Amaral;
- Raquel Emily Dos Santos Bruce;
- Raquel Rodrigues Da Silva Tinoco;
- Renata De Souza Mendonça;
- Tainara Garcia Branches.
Licenciatura em Ciências Naturais
- Adriano Costa Pinheiro De Sousa;
- Alexandre Guedes Gil;
- Alice Souza Santos;
- Aline Cruz Campelo;
- Bruna Dos Santos Cardoso;
- Carlos Alberto Rodrigues Da Silva Júnior;
- Fernanda Vasconcelos Souto;
- Gabriela Mesquita Formiga;
- Gabrielle Mecenas Rodrigues;
- Harla Freitas Regis;
- Ingrid Da Costa Silva;
- Ingrid De Sousa Nunes;
- Jamiele Fonseca Dos Santos;
- Jennefer Gonçalves Coelho;
- Jéssica Cristina Silva De Aguiar Correia;
- Kamilla Fernanda Menezes Aguiar;
- Kelly Brenda Pereira De Oliveira;
- Laísse Gabriele Silva Neves;
- Laura Carolina Maia Dos Santos;
- Rayssa Almeida De Azevedo;
- Shatina Weilla Oliveira De Mendonça.
Redes Sociais