Página inicial > Últimas Notícias > Liop do IEAA/Humaitá recepciona alunos da Rede da Pública de Ensino

Liop do IEAA/Humaitá recepciona alunos da Rede da Pública de Ensino

• Publicado: Terça, 03 de Setembro de 2019, 15h32
  • Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2019, 10h42

O laboratório de Ictiologia e Ordenamento Pesqueiro do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (Liop/IEAA/Ufam) recebeu, nos dias 26 e 27 de agosto, visita de alunos do sétimo ano da Escola Municipal Dom Bosco.

De acordo com o coordenador do Liop, professor Marcelo Rodrigues dos Anjos, a visita dos alunos daquela Unidade Escolar permitiu explanar sobre a história e dos projetos em desenvolvimento. O docente comentou que a atividade monitorada conta como parte das ações previstas no projeto 'Espaços Educadores', que consiste em aproximar o Liop da sociedade, permitindo assim, funcionar como elemento aglutinador de boas práticas voltadas para a conservação, além de formar e disseminar técnicas, processos e informação.

Segundo o docente, os alunos foram guiados em uma jornada de conhecimento conduzidos por colaboradores que foram apresentados a importante coleção biológica, assim como o esclarecimento de dúvidas a respeito de como as espécies foram coletadas e preparadas para a conservação e exposição.

Outro enfoque dado pelo coordenador foi quanto a enorme biodiversidade dos rios amazônicos e a importância de sua ictiofauna, assim como o monitoramento da atividade pesqueira, projetos de inovação tecnológica, tais como: aquaponia, coletas de material genético e monitoramento dos efeitos do pulso de inundação urbano pela perda de mata ciliar com o uso de drones.

No final da visita, os representantes da instituição visitante receberam materiais produzidos das oficinas 'Práticas de Taxidermia', 'Montagem de esqueleto' e 'Diafanização' que, segundo o professor, fomentará a implantação de novos laboratórios na área de ciências como ferramentas alternativas para o processo de ensino e aprendizagem nas escolas da região.