Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Relações Públicas promove I Seminário de Autoavaliação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Curso de Relações Públicas promove I Seminário de Autoavaliação

  • Publicado: Segunda, 02 de Setembro de 2019, 14h43
  • Última atualização em Segunda, 02 de Setembro de 2019, 14h46
  • Acessos: 1269

O Seminário pensa arranjos teóricos e práticos para a concepção de uma estrutura curricular mais próxima de demandas contemporâneas das Relações Públicas

Docentes, discentes e egressos do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) estiveram reunidos, na manhã desta segunda-feira, 2, no Auditório Rio Jatapú, setor Norte, do campus universitário, para a cerimônia de abertura da primeira edição do Seminário de Autoavaliação do Curso de Relações Públicas. O evento busca, durante três dias, debater e analisar perspectivas, ideias e práticas voltadas para o Ensino, Pesquisa e Extensão já desenvolvidas no curso de Relações Públicas da Ufam.

De acordo com o coordenador do curso de Relações Públicas, professor Israel de Jesus Rocha, a ideia é coletar informações que permitirão ao corpo docente e discente pensar arranjos teóricos e práticos para a concepção de uma estrutura curricular mais próxima de demandas contemporâneas das Relações Públicas. “A expectativa é que a gente gere um documento rico de informações para pensarmos o curso nos próximos anos. Vamos fundamentar as nossas alterações a partir do que colheremos junto aos estudantes, egressos, profissionais que estão no mercado”, contou.

O coordenador lembrou também o Seminário surgiu durante as comemorações dos 40 anos do curso de Relações Públicas. “Optamos por realizar o I Seminário de Autoavaliação com uma abordagem mais qualitativa e orgânica para discutir Ensino, Pesquisa e Extensão, incluindo docentes, discentes e egressos. Decidimos que teríamos uma série de atividades para avaliar o curso e pensar na possibilidade de modificações curriculares. A nossa estrutura curricular fará 10 anos e este evento é uma das atividades que servirão de base para pensarmos em futuras alterações”, enfatizou.

Seminário

A mesa de abertura foi composta pelo o coordenador do curso de Relações Públicas, professor Israel de Jesus Rocha, a coordenadora acadêmica da Faculdade de Informação e Comunicação (Fic), professora Carla Mara da Silva e a representante da Comissão Setorial de Avaliação da Fic, professora Maria Emilia Abbud. A primeira palestra teve como tema ‘Gestão de Carreira’, ministrada pela psicóloga Sônia Grasseschi e pela egressa Anna Roberta do Valle. Em seguida, houve uma mesa-redonda para tratar das ‘Estruturas curriculares e percurso acadêmico’ com Ligia Bentes, Carolina Xavier e Maria Carolina Lemos, também egressas do curso.

Segundo a psicóloga Sônia Grasseschi, que tratou de gestão de carreira, essa é uma oportunidade de os presentes pensarem sobre a construção da carreira. “O jovem precisa começar a pensar na sua carreira quando ainda está estudando. Este movimento que o curso de Relações Públicas está propondo é extremamente importante para o estudante olhar para si e para fora. Os profissionais são feitos, moldados, organizados e estimulados aqui dentro da Universidade. A gente tem que provocar nos alunos disrupções, fazê-los saírem do comodismo, da mesmice, já que são os próprios profissionais que constroem as suas carreiras, por meio de escolhas”, lembrou.

Para a discente do sétimo período de Relações Públicas, aluna Izabella Brito, a proposta da primeira edição do Seminário de Autoavaliação ajuda aos alunos a pensarem, de forma conjunta, a academia e o mercado de trabalho. “Eu estou no final do curso e tratar de mercado de trabalho, por meio do contato com egressos que já pertencem a esse universo, nos traz, de forma concreta, uma ideia do que teremos depois da colação de grau”, finalizou.   

Confira a Programação

TERÇA-FEIRA (03/09) - Salas de aula da FIC

08:30 - Grupos de trabalho

GT01 - Pesquisa

O Grupo de Trabalho (GT) Pesquisa tem por objetivo discutir as práticas de pesquisa científica do curso de Relações Públicas, sejam através do ensino da disciplina de metodologia da pesquisa científica, da iniciação científica (PIBIC), de pesquisas institucionalizadas com a participação da Universidade bem como trabalho de conclusão de curso (monografia) em um processo avaliativo a partir do olhar dos discentes. Após o levantamento de dados, pretende-se apontar melhorias no processo do pensar e fazer pesquisa como prática discente.

GT02 - Extensão

O Grupo de Trabalho (GT) sobre Extensão considera que a atividade de extensão universitária é “um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade” (FORPROEX, 1987). Levando em conta essa compreensão, o GT  pretende discutir os elementos norteadores sobre a extensão universitária, destacando as políticas de extensão da Ufam, modalidades e linhas de extensão. Além disso, apresentará as ações de extensão desenvolvidas nos últimos anos no âmbito do Curso de Relações Públicas. Busca-se, por fim, subsidiar a implantação de ações e projetos de extensão no curso, tomando como base o processo de integração entre ensino-extensão.

GT03 - Práticas pedagógicas

O Grupo de Trabalho (GT) Práticas Pedagógicas tem como objetivo envolver docentes e discentes na reflexão e discussão sobre as práticas pedagógicas do curso de Relações Públicas da Ufam, de modo a utilizar o resultado da atividade no planejamento e melhoria continuada das metodologias empregadas no processo de ensino-aprendizagem, sem perder de vista a necessária articulação dos conteúdos trabalhados em sala de aula com a realidade concreta da profissão e da sociedade.

GT04 - Estágio supervisionado

O Grupo de Trabalho (GT) Estágio propõe-se a avaliar o estágio curricular obrigatório do Curso de Relações Públicas, analisando sua efetividade com relação às normas regulamentadoras e às atividades desenvolvidas pelos discentes de Relações Públicas nas organizações. Analisa, também, o papel e o desempenho do professor orientador e a eficácia dos documentos preenchidos pelo discente, pelo professor e pelo responsável pelo estágio nas organizações.

GT05 - RP e desafios do mercado

O Grupo de Trabalho (GT) RP e Desafios do Mercado objetiva tratar questões relativas à formação acadêmica proporcionada pelo curso de Relações Públicas da Ufam, ao perfil do profissional que o mercado deseja e à atuação do relações públicas em diversos segmentos da área de Comunicação Social. 

QUARTA-FEIRA (04/09) - Auditório Rio Jatapú - Faculdade de Educação da Ufam

09:00 - Plenária final de compartilhamento dos resultados dos Grupos de Trabalho

registrado em:
Fim do conteúdo da página