Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Faculdade de Educação outorga grau a novos Pedagogos
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Faculdade de Educação outorga grau a novos Pedagogos

  • Publicado: Sexta, 30 de Agosto de 2019, 16h22
  • Última atualização em Sexta, 30 de Agosto de 2019, 16h41
  • Acessos: 2254

Na noite da última quinta-feira, 29, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) concedeu grau a 14 formandos do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (Faced). A cerimônia ocorreu no auditório Eulálio Chaves, localizado no setor sul do campus universitário Senador Arthur Virgílio Filho.

A sessão solene foi presidida pelo vice-reitor da Ufam, professor Jacob Moyses Cohen. Também compuseram a mesa de honra o diretor em exercício da Faculdade de Educação, professor Claudio Gomes da Victoria, a coordenadora do curso, professora Arminda Rachel Botelho Mourão, a paraninfa do curso, professora Maria da Conceição Monteiro Ferreira, e a homenageada com o nome da turma, professora Rosa Helena Dias da Silva.

Após o recebimento das outorgas, a nova pedagoga Keyla Dayane Assunção Matos, escolhida para representar a turma como oradora, relembrou sobre a jornada acadêmica da turma e a evolução dos formandos. “Hoje, depois uma longa jornada, podemos afirmar que crescemos e melhoramos enquanto profissionais de educação, e temos a certeza de que hoje somos mais humanos”. Falou ainda sobre a importância do trabalho dos pedagogos. “A educação é o caminho que percorre o processo de formação e transformação da sociedade. E ainda que sejamos singulares, todos somos essenciais na construção desse processo. Sabemos que cuidar e educar não são dissociados. Que a arte, a musicalidade, a ludicidade e o movimento nos levam a sensibilidade necessária para educar. Que as ciências humanas e as ciências exatas estão interligadas, e essa interligação é imprescindível para o mundo. Que todos os exemplos de superação que nos emocionaram, nos tornaram mais sensíveis e humanos. Somos pedagogos e pedagogas, com muito orgulho de saber que a nossa contribuição pode fazer a diferença na vida daqueles que cruzarem nossos caminhos, nosso objetivo é formar um cidadão autônomo, ético, crítico e consciente do seu papel na sociedade”, disse a egressa.

A coordenadora do curso de Pedagogia, professora Arminda Botelho Mourão, relatou a satisfação da instituição em estar entregando à sociedade novos profissionais, e aproveitou o momento para aconselhar os egressos. “Hoje é um dia feliz para você, que colam grau, e um dia feliz para nós, da Universidade, que formamos mais uma turma. Quando vocês estiverem em seus mercados de trabalho, lembrem-se dos mestres como eu. Lutem, não sucumbam, pois a nação brasileira precisa de professores comprometidos com o processo de formação das crianças, dos jovens e dos adultos. Precisamos de uma juventude brilhante, como a de vocês”, ressaltou.

O professor Claudio Gomes da Victoria, diretor em exercício da Faculdade de Educação, congratulou os alunos pela conquista e convidou todos ali presentes a continuarem lutando por uma universidade pública, gratuita e de qualidade. “Muito me alegra estar aqui neste momento. A Faculdade de Educação está de portas abertas para vocês. Para outros cursos, outras formações, ou para um diálogo. Peço a vocês que, a partir de hoje, enquanto colegas de profissão, não deixem de levantar a bandeira da defesa da educação. Vamos continuar lutando por esta universidade, para que ela continue pública, gratuita, e para que outras pessoas possam estar aqui vivendo este momento que vocês estão vivendo. Desejo a vocês todo sucesso nesta caminhada. Que nós possamos nos encontrar nas trincheiras das lutas da vida em defesa da Universidade Federal do Amazonas. Vamos juntos, de mãos dadas, fazer valer a pena todos os ensinamentos passados durante esses quatro anos e meio”, declarou o professor.

O vice-reitor da Ufam, professor Jacob Cohen, encerrou a cerimônia afirmando sentir-se orgulhoso pela vitória dos formandos. “Nesse momento quero desejar a vocês muito sucesso. Nós ficamos felizes enquanto gestores da Universidade Federal do Amazonas, a única universidade da região que forma profissionais tendo como base o importante tripé da educação, que é o Ensino, a Pesquisa e a Extensão”. Aconselhou ainda os novos profissionais. “Existem as formações técnicas, mas a Pedagogia é a formação humana da pessoa. Este é o início de um processo, vocês não vão parar de estudar. Uma coisa que eu falo sempre para as pessoas que estão se formando é que não façam concessões gratuitas na sua profissão, não se afastem da ética e do o compromisso com aquilo que o professores falaram para vocês. Só assim vocês serão felizes na profissão”, concluiu o professor.

 

 

 Confira a lista de formandos:

 Alderise do Perpetuo Socorro Freitas Esteves

Carina Pinheiro Fontinelle

David Goes Ferreira

Gisele Cardoso da Silva  

Heduardo Cabral Monteiro  

Jaqueline Freitas Araujo Firmino

Keila Dayane Assunção Matos

Kelson Oliveira da Rocha 

Leonela Alves Santana de Almeida

Letícia dos Santos  

Leticia Rubim Fernandes

Lucilane Garcia de Souza 

Nathália Moreira Nunes 

Thaglea Porto Reis

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página