Página inicial > Últimas Notícias > Acadêmicos e professores da FCA participam da 31ª edição do CBA-2019

Acadêmicos e professores da FCA participam da 31ª edição do CBA-2019

• Publicado: Quinta, 22 de Agosto de 2019, 15h31
  • Última atualização em Quinta, 22 de Agosto de 2019, 15h31

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom

O XXXI Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA) que acontece até sexta-feira, 23, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), se estabelece como o maior evento da agronomia brasileira que estão sendo discutidos temas relacionados à sociedade e ao agronegócio. Nessa edição, a “Delegação Amazonas” está   composta por acadêmicos e professores da Universidade Federal do Amazonas da Faculdade de Ciências Agrárias (Ufam/FCA).

Com tema central “Agronomia do presente: cooperativismo, empreendedorismo, tecnologia e Inovação”, o CBA está voltado para o profissional do setor agrário, aluno de graduação e pós-graduação, professor, pesquisador, extensionista, consultor técnico e profissional correlato. É aberto, também, a todos com interesse na temática da sustentabilidade dos recursos naturais. Com isso, o evento oportuniza o público se atualizar, discutir o futuro próximo, assim como definições de estratégias por profissionais na defesa e valorização da profissão. Palestras, minicursos, mesas redondas e painéis de debates sobre temas ligados à Agronomia são atividades da programação.

O coordenador do curso de Agronomia, professor Silfran Alves, juntamente com a professora Eyde Cristianne Bonatto estão à frente da  “Delegação Amazonas”  composta por 14 discentes (Aline Souza, Nalberto Carvalho , Jhade Saraiva, Lídia Letícia, Thyago Freitas, Carolina Mendonça, Jean Carneiro da Cunha, Marcelo Reis, Dayanna Farias, Kamila Holanda, Maria Paula, Anselmo Verdes, Mathias Guilherme e Matheus Jaime), o diretor presidente da Agência de Defesa do Estado do Amazonas (ADAF), Alexandre Araújo e os egressos da Ufam, os engenheiro agrônomos Audinei Leite do Conselho Regional de Agronomia (CREA/AM) e Ajax Souza presidente da Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado do Amazonas (AEAEA).

A coordenação destaca na pauta de palestras e mesas redondas, temas como: Ensino na Agronomia; Agronomia do presente alimentando o futuro; Cooperativismo; Assistência técnica no presente, Nova realidade da Ater e o papel dos engenheiros agrônomos; Empreendedorismo e startup; Novas oportunidades de emprego; Mulheres na agronomia; Segurança alimentar; Crédito rural e agrícola, dentre outras pautas.