Página inicial > Últimas Notícias > Projeto ‘Rios de plástico’ do ISB promove ação para abolir o uso de copos descartáveis

• Publicado: Quinta, 22 de Agosto de 2019, 13h29
  • Última atualização em Sexta, 23 de Agosto de 2019, 10h04

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom

O projeto de extensão ‘Rios de plástico’, do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Ufam de Coari, criado no semestre passado pelos professores Waleska Gravena (coordenadora), Liliane Sena Pinheiro, Carolina Arruda de Faria, Leonardo Silva Barbedo, Hércules Lázaro Morais Campos, Carlos Ramon do Nascimento Brito e Mykelly Gomes, promoveu, nesta segunda-feira, 19, uma ação de sensibilização da comunidade acadêmica do Instituto.

O projeto de extensão foi criado com o propósito de sensibilizar a comunidade acadêmica do ISB a mudar os padrões de consumo para combater o excesso de lixo na unidade e na cidade de Coari. Começou no semestre passado, com um ciclo de palestras temáticas sobre ecologia, poluição, problemas que o uso de plásticos gera tanto para saúde quanto para o meio ambiente e uma oficina de reaproveitamento de plásticos e óleo de cozinha.

A ação caracterizou-se pela distribuição de canecas para a comunidade com o intuito de abolir o uso de copos descartáveis no Restaurante Universitário (RU) e em outros eventos. Uma das monitoras do Projeto, a aluna Amanda da Silva Melo, do curso de Enfermagem, teve a ideia de promover uma campanha de arrecadação junto a professores, alunos e donos de lojas de Coari para a compra de 1.500 canecas a serem doadas no ISB.

“Já iniciamos a ação de distribuição dessas canecas aos alunos matriculados, professores e técnicos-administrativos. O objetivo é ser o primeiro campus da Ufam a não utilizar mais copos descartáveis. Já conversamos com o pessoal responsável pelo RU, e retiramos todos os copos, obrigando os frequentadores a utilizarem suas canecas. Nós, como um Instituto localizado no meio da Amazônia, em uma cidade onde o lixo fica todo a céu aberto e parte desse lixo vai parar nos rios, seja em sua forma inteira ou na forma de microplásticos, temos que dar o exemplo e ensinar tanto os alunos quanto a comunidade em geral o problema causado por esses plásticos no meio ambiente”, destacou a coordenadora do projeto, professora Waleska Gravena.

O estudante do curso de Ciências: Biologia e Química do Instituto, Marcos Thaylon da Silva Faba, ressaltou que o projeto ampliou o campo de conhecimento a respeito da preservação ambiental. “Pude aprender ações de reciclagem e reutilização, como também adquiri mais informações a respeito dos impactos ambientais ocasionados pela produção excessiva de resíduos”, declarou o discente.

“O projeto ‘Rios de Plástico’ trouxe experiências proveitosas a todos nós que participamos. Ficamos mais conscientes em relação a preservação ambiental e nos ajudou a pôr em prática aquilo que já sabíamos, mas mesmo assim não praticávamos. Nosso trabalho ajudou na redução de materiais descartáveis, ajudando o meio ambiente”, afirmou a estudante do curso de Ciências: Biologia e Química do ISB, Maria Fernanda da Silva Vieira.