Página inicial > Últimas Notícias > I Workshop de Gestão de Riscos da Ufam encerra atividades

I Workshop de Gestão de Riscos da Ufam encerra atividades

• Publicado: Sexta, 16 de Agosto de 2019, 16h52
  • Última atualização em Sexta, 16 de Agosto de 2019, 17h03

Por  Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

Capitaneado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Amazonas (Proplan/ Ufam), por meio do Departamento de Estruturação de Processos Institucionais (Depi), encerrou-se a primeira turma do Workshop de Gestão de Riscos. A atividade foi realizada com 24 participantes, entre os dias 12 e 16 de agosto, na sala de treinamento da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp).

Ao encerrar o evento, a titular da Proplan, professora Kleomara Cerquinho, contou da satisfação que a pró-reitoria tem ao colaborar com as unidades nesta fase de revisão de objetivos, de modo que os representantes de cada área possam eles próprios visualizar os riscos existentes e fazer os ajustes necessários. Também acompanhou o encerramento o assessor técnico de Gestão de Pessoas da Progesp, Jorge Alberto Teixeira. Ele louvou a proposta do workshop ao lembrar que essa o tema da gestão de riscos tem recebido mais importância tanto no setor privado quanto no âmbito da Administração Pública.

Conforme esclareceu a diretora do Depi, administradora Joseane Batalha Pinto, o workshop foi preparado com o objetivo de criar um ambiente propício onde a Proplan pudesse prestar o apoio quanto ao levantamento de riscos das unidades que têm objetivos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). “Puderam participar gestores e não gestores, sendo pelo menos três servidores de cada pró-reitoria e no mínimo duas pessoas de unidades como o CCA [Centro de Ciências do Ambiente], a ARII [Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais] e a Ascom [Assessoria de Comunicação], que são o gestor de área e o gestor de risco previamente definidos”, explicou a gestora.

Na prática

A metodologia de trabalho teve início com uma apresentação do tema Gestão de Riscos e da sua relação com os objetivos traçados no PDI da Universidade. Dentro da dinâmica de workshop, os participantes foram orientados a levar seus lap tops e os grupos trabalharam diretamente com os objetivos dos respectivos setores. “Por ter uma característica de prática, a ideia foi ajudar as equipes a enxergarem, a partir dos objetivos traçados para a unidade no PDI, os riscos associados e as formas de minimizá-los”, avaliou Joseane Batalha.

Além disso, ela enfatizou que a proposta é alternar, anualmente, entre as fases de levantamento e de revisão do Plano: “Estamos realizando este primeiro workshop e ele será consolidado agora em 2019. Para 2020, está prevista uma nova revisão do PDI, de modo que, somente em 2021 é que seria realizado um novo levantamento, alternando as duas ações”.

Um dos participantes foi o gestor pelo Departamento de Captação de Recursos e Instrução de Projetos (Decap), vinculado à Proplan, Laitton Medeiros. A equipe dele identificou, entre outros, um risco que deve ser considerado no setor de captação de recursos, observando que o baixo índice de investimento de instituições privadas nos projetos da Universidade decorre, em boa parte, de uma tímida contrapartida em termos de divulgação.

Ele exemplificou: “Na área de tecnologia, por exemplo, sabemos que o setor industrial é um dos principais parceiros. Como contrapartida, verificamos que é preciso investir mais na divulgação dos resultados de projetos financiados pelas instituições privadas”.

Saiba mais

A Gestão de Riscos refere-se ao processo para administrar, identificar, avaliar, e controlar potenciais eventos ou situações, e assim fornecer razoável certeza quanto ao alcance dos objetivos estratégicos da organização.

Depois de editada a Instrução Normativa nº 01/2016 (Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão em conjunto com a Controladoria Geral da União), a Ufam aprovou, no Conselho de Administração (Consad), a Resolução nº 039/2017, instituindo sua Política de Gestão de Riscos. Além disso, foi publicada a portaria nº 2000/2017, visando a redefinir os componentes do Comitê de Governança, Riscos e Controles formado pelos pró-reitores, tendo em vista seu papel para se implantar a cultura da gestão de riscos da Universidade.