Página inicial > Últimas Notícias > Ufam recebe lideranças dos povos indígenas Hupd'äh e Dâw, da região do Alto Rio Negro

• Publicado: Sexta, 17 de Junho de 2022, 23h13
  • Última atualização em Sábado, 18 de Junho de 2022, 07h24

Além de debater demandas relacionadas à formação de professores indígenas, Américo Socot e Roberto Sanches estão em Manaus para acompanhar as atividades da exposição fotográfica "Os Caminhos dos Hupd'äh - Floresta, Espíritos e Rios", realizada no último dia 15 de junho, e da exibição do filme “As palavras encantadas dos Hupd'äh da Amazônia", apresentação inédita que ocorre no próximo domingo, 19 de junho, às 15 horas, no Centro Cultural Palácio da Justiça

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Com informações do IFCHS

A coordenação do curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Amazonas (IFCHS/ Ufam) recebe, até o próximo dia 21 de junho, Américo Socot e Roberto Sanches, lideranças dos povos indígenas Hupd'äh e Dâw, da região do Alto Rio Negro para debater demandas relacionadas à formação de professores indígenas.

Povos indígenas de recente contato

Na Ufam, as reuniões são organizadas pelo professor Nelcioney Araújo, coordenador do curso de Licenciatura Intercultural Indígena do IFCHS. Ele destaca que os Hupd'äh são povos indígenas de recente contato na região do Alto Rio Negro. “Os  Hupd'äh, assim como os Nadëb, os Dâw  e os Yohup, que fazem parte de uma família linguística específica, que os linguistas e antropólogos estão denominando de NADAHUPY, são povos indígenas de recente contato na região do Alto Rio Negro. Estes povos habitam áreas distintas nas terras indígenas do Alto Rio Negro. O Américo Socot e o Roberto Sanches vieram buscar apoio para suas iniciativas e demandas concretas junto à Universidade e demais autoridades encarregadas de executar políticas públicas”, declarou.

Exposição fotográfica e filme

Américo Socot e Roberto Sanches também estão em Manaus para acompanhar as atividades da exposição fotográfica "Os Caminhos dos Hupd'äh - Floresta, Espíritos e Rios", realizada no último dia 15 de junho, e da exibição do filme “As palavras encantadas dos Hupd'äh da Amazônia, mestres de saberes narrados por Renato Athias", que ocorre no próximo domingo, 19 de junho, às 15 horas, no Centro Cultural Palácio da Justiça.

Durante as atividades culturais, as lideranças indígenas relatam a situação atual dos Hupd'äh no município de São Gabriel da Cachoeira. Tanto a exposição fotográfica quanto a exibição do filme são atividades promovidas pelo Museu Amazônico e pela Secretaria Estadual de Cultura.

Produções inéditas

O material das duas produções visuais, que será exibido ao público pela primeira vez, consiste no acervo etnográfico do antropólogo Renato Athias, que atua na região como pesquisador desde os anos setenta do século passado. O acervo foi recentemente digitalizado, entre 2019 e 2020, pela Universidade do Texas, através do Projeto coordenado pelo Arquivo das Línguas Indígenas da América Latina (AILLA), em Austin, e agrupa acervos etnográficos sobre as línguas indígenas de diversos países. O filme foi produzido pela produtora francesa World Culture Diversity e é dirigido pela cineasta franco-iraniana Mina Rad.