Página inicial > Últimas Notícias > ISB realiza programação de acolhida aos calouros de 2019

ISB realiza programação de acolhida aos calouros de 2019

• Publicado: Quinta, 15 de Agosto de 2019, 14h12
  • Última atualização em Quinta, 15 de Agosto de 2019, 14h13

Por Davi Queiroz e Ananda Maria
Ascom ISB

Nos dias 12 e 13 de agosto, o Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), realizou programação de acolhida aos alunos ingressantes no período letivo 2019/2, coordenada pela psicóloga Ananda Maria, com apoio da gestão do ISB.

Na abertura do evento, o Coordenador Acadêmico e Diretor em exercício do Instituto, Professor Carlos Ramon do Nascimento Brito, apresentou a história do ISB e sua estrutura, bem como o Regime Didático da Universidade. Na oportunidade, os alunos foram apresentados aos docentes e técnicos-administrativos em educação que se fizeram presente na acolhida.

A Equipe de bibliotecários, liderada pelo TAE Renato Mendes, explanou sobre os serviços oferecidos pela Biblioteca Setorial do ISB e apresentou cronograma de treinamentos para utilização do sistema Pergamum e outros serviços online que será realizado para cada turma de ingressantes. A Gestora do Contrato do Restaurante Universitário (RU), TAE Edilene Grijó, apresentou os procedimentos para utilização do RU e esclareceu diversas dúvidas sobre o consumo de alimentação no campus. O Coordenador Administrativo do ISB, TAE Paulo Rômulo, abordou aspectos da estrutura do ISB e salientou a importância de conservação do ambiente acadêmico.

O Técnico em Assuntos Educacionais, TAE Jath Silva, expôs tutorial sobre todas as funcionalidades acadêmicas presentes no Portal do Aluno (e-campus), bem como apresentou os portais, sítios e redes sociais utilizadas pela Ufam e ISB.

Equipe de Bibliotecários do ISB repassam orientações aos novos alunosTrazendo informações acerca da assistência estudantil, os assistentes sociais Sandro Lira e Cristiane da Costa dialogaram com os novos acadêmicos acerca dos auxílios oferecidos pelo Departamento de Assistência Estudantil (Daest), destacando a importância de estarem atentos aos Editais de Seleção.

Encerrando o primeiro dia de acolhida, para tratar de questões sobre saúde mental no contexto universitário, a psicóloga Ananda Maria, expôs material referente à campanha “Não é normal”, que aborda questões relacionadas a sinais e sintomas do cotidiano universitário. Além disso, forneceu “dicas de sobrevivência” para os calouros a fim de melhorias no desempenho dos mesmos, bem como realizou atividades que proporcionaram integração e socialização entre os discentes.

O segundo dia da acolhida foi voltado para apresentação do campus aos calouros, para ambientação. Durante a realização de tour pelo Instituto, os discentes puderam conhecer salas de aula, laboratórios e setores administrativos voltados à área acadêmica. Para marcar o início das atividades letivas, os acadêmicos tiveram reunião com os respectivos coordenadores de curso.

Para o encerramento das atividades, foi realizado ainda o Circuito de Saúde e Serviços do ISB, contando com a participação dos alunos veteranos, com auxílio dos professores e técnicos, dos cursos de licenciatura em Ciências: Biologia e Química - que trataram sobre Equipamentos de Proteção Individual (EPI) nos laboratórios e realizaram demonstrações de materiais utilizados pelo curso -, Nutrição - que realizaram avaliações nutricionais com os calouros-, Enfermagem - procederam com a distribuição de preservativos e dialogaram sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis -, e Fisioterapia - que abordaram vários seguimentos da área com diversas demonstrações.

A Diretora do ISB, Professora Vera Lúcia Bentes, recebeu os alunos ingressantes com desejos de sucesso. "Vocês estão ingressando em cursos superiores gratuitos e de qualidade. Sejam bem vindos à família ISB", finalizou a gestora.