Página inicial > Últimas Notícias > Faculdade de Artes recebe estreia de novo espetáculo do performer Francisco Rider

• Publicado: Segunda, 06 de Junho de 2022, 08h32
  • Última atualização em Segunda, 06 de Junho de 2022, 08h32

Na próxima sexta-feira, dia 10 de junho, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) receberá a estreia do espetáculo “Tradsgjopullooblaszzzzgratredohra”, do autor-ator performer amazonense Francisco Rider, numa parceria com a Faculdade de Artes (Faartes/Ufam), a Casa Passarinho e a Casa Luppi.

Aberta ao público, a apresentação terá início às 16h, no corredor de acesso ao restaurante do IFCHS, setor norte do campus universitário. Na sequência, haverá uma conversa com o público no Auditório Rio Negro, com mediação da escritora Pollyanna Furtado. Na equipe também estão os artistas Dimas Mendonça (direção), Leo Scantbelruy (paisagem sonora) e Karol Medeiros (assistente de produção).

O espetáculo é um rito teatral-performativo que apresenta uma pessoa solitária num estágio de nomadismo, vivenciando experiências que impactam seu corpo e seu modo de se relacionar com o mundo. Ao ator-performer é solicitado um estado de presença, linguagem e energia processual e um Ser-Devir.

Mestre em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Francisco Rider é artista pesquisador e gestor cultural autônomo que dialoga com as linguagens do teatro, dança, performance, improvisação/partitura cênica e artes visuais. Tem apresentado suas obras cênicas na Europa, EUA, América Latina e várias cidades brasileiras.

Realizou aperfeiçoamento artístico na Escola Movement Research, em Nova Iorque, com uma bolsa da CAPES/MEC (1996-1998). Na cidade, suas obras foram vistas em espaços dedicados às artes contemporâneas, como The Kitchen, PS122, Judson Church, Dixon Place, Here Arts Center, Improvisation Festival NYC, Saint Mark’s Church, entre outros.

Temporada

“Tradsgjopullooblaszzzzgratredohra” foi criada para ocorrer em diferentes sítios da cidade de Manaus. Segundo Rider, esses lugares foram escolhidos por apresentarem estados de desmoronamento, abandono e esquecimento, que metaforicamente presentificam como nós humanos/as nos inter-relacionamos com os corpos-sítios, com os corpospessoas, com os corpos-plantas e com os corpos-bichos.

Após a Ufam, serão realizadas mais seis apresentações em locais que serão revelados apenas para quem adquirir os ingressos: nos dias 15 e 24 de junho, às 10h, com saída às 8h da Casa Passarinho (Centro) até o local da apresentação; nos dias 02, 09, 15, 22 de julho, às 16h30 (local divulgado somente para quem comprar ingresso antecipado).

A temporada do projeto é realizada no modo autogestão/independente, portanto, toda e qualquer contribuição ou doação será bem-vinda pela equipe, por meio do PIX O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Mais informações pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo perfil no Instagram @pitiu_textual.