Página inicial > Últimas Notícias > II Seminário Procad/Amazônia será realizado de 7 a 9 de junho

II Seminário Procad/Amazônia será realizado de 7 a 9 de junho

• Publicado: Quinta, 02 de Junho de 2022, 11h14
  • Última atualização em Quinta, 02 de Junho de 2022, 11h51

“Trajetórias de escolarização de estudantes amazônidas” é o tema abordado nesta edição. Inscrições podem ser realizadas até esta sexta-feira, 3, no link II Procad Amazônia – Inscrição

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (PPGPSI/Ufam), em parceria com os Programas de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Roraima (Unir) e da Universidade de Brasília (UnB) promove, de 7 a 9 de junho, o II Seminário Procad/Amazônia – Trajetórias de escolarização de estudantes amazônidas.

Financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  (Capes), no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia, o evento é voltado a promover o debate e a reflexão crítica sobre os resultados de pesquisas e as possibilidades de contribuição para a promoção de avanços necessários ao acolhimento, atendimento e acompanhamento dos(as) estudantes universitários.

Aprimoramento da assistência estudantil

Coordenadora do seminário pela Ufam, professora Iolete Ribeiro, destaca que além de o II Procad ser um momento de troca de experiências entre os pesquisadores do projeto, os trabalhos apresentados durante o evento podem contribuir para o aprimoramento da assistência estudantil universitária. “Esse segundo Procad será a oportunidade de os estudantes vinculados ao Projeto de trajetórias de escolarização trocarem experiências, resultados de suas pesquisas, realizarem discussões sobre metodologias e se conhecerem também, pois são mais de 50 estudantes desenvolvendo 50 subprojetos, vinculados ao projeto maior, ao projeto guarda-chuva  e que pertencem aos programas das três universidades, ou da UnB, ou da Ufam, ou da UNIR. Então, será um momento muito rico de trocas entre eles, além da participação dos professores e pesquisadores, que estarão nos grupos e nas mesas redondas para comentar os trabalhos apresentados. Na mesa de encerramento, temos a expectativa de que possamos refletir em conjunto, as três universidades, sobre contribuições das pesquisas para aprimorar a assistência estudantil”, afirmou a professora Iolete Ribeiro.

Subjetividades

Ela também ressalta a importância de escutar e dialogar com as narrativas nas vozes das/dos estudantes universitários, em diferentes momentos da permanência deles/delas na universidade, como fundamental para o avanço da compreensão do processo de interpretação de suas trajetórias de estudos, continuidade e conclusão de curso no nível superior na região amazônica. “O fomento à permanência dos estudantes no ensino superior deve considerar também os processos de constituição das subjetividades, os aspectos históricos da luta por direitos, as demandas e inquietações dos jovens, os desafios colocados na contemporaneidade ao acesso, permanência e conclusão com sucesso dos cursos de graduação”, argumentou a professora titular da Ufam.

Programação

Mesas redondas, grupos de trabalho reflexivo e apresentação de vídeos integram a programação do II Seminário. As mesas redondas discutem temas voltados para o protagonismo e as políticas de acesso e permanência no Ensino Superior; os Grupos de trabalho reflexivo são organizados a partir de temáticas vinculadas ao projeto e objetivam o diálogo sobre as pesquisas e os seus resultados; já os vídeos estão organizados a partir dos resultados parciais e finais das pesquisas e serão apresentados no Cine-PROCAD.

Na mesa de abertura do evento, intitulada “Ensino Superior e desafios para a formação universitária”, as coordenadoras do seminário, professoras Iolete Ribeiro da Silva, Lílian Caroline Urnau e Regina Lucia Sucupira Pedroza, apresentam o PROCAD/Amazônia "Trajetórias de Escolarização de Jovens Estudantes Amazônidas" e sua proposta de compreender as trajetórias de escolarização dos (as) estudantes na Amazônia e os desafios enfrentados para a formação universitária.

O protagonismo estudantil e os desafios à permanência de estudantes indígenas também estão entre os temas discutidos durante a programação. Acesse a programação completa em Programação II Procad/ Amazônia.

O Seminário será transmitido ao vivo pelo canal do Laboratório de Desenvolvimento Humano e Educação (Ladhu) no You Tube