Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Ufam e Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa assinam acordo de cooperação para oferecer 350 vagas de capacitação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Ufam e Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa assinam acordo de cooperação para oferecer 350 vagas de capacitação

  • Publicado: Terça, 31 de Maio de 2022, 16h14
  • Última atualização em Terça, 31 de Maio de 2022, 16h14
  • Acessos: 456
Por Assessoria da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa
Editado por Irina Coelho
Equipe Ascom/Ufam
 

A Universidade Federal do Amazonas, por meio do Centro de Educação a Distância (CED), celebra acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, ligada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para capacitação de multiplicadores visando criação e fortalecimento do Fundo do Direito da Pessoa Idosa nos municípios do Estado do Amazonas. Serão ofertados cursos na modalidade a distância a todos os municípios do estado.

Ao todo, inicialmente, são oferecidas 350 vagas, distribuídas em todos os municípios do estado, com previsão de início do curso em julho. Os municípios que ainda não aderiram às chamadas realizadas pela Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (SEJUSC-AM) poderão entrar em contato com o Centro de Educação a Distância (CED/Ufam), por meio do email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., manifestando interesse em participar.

O diretor do Centro de Educação a Distância da Ufam, professor João Víctor Figueiredo Cardoso Rodrigues, destaca que o curso é importante para formar multiplicadores, possibilitando que os Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa sejam agentes de conscientização da população sobre a importância da sua inserção nas políticas da Pessoa Idosa.

O Conselho Estadual do Direito da Pessoa Idosa e a Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (SEJUSC-AM) são parceiras na oferta de curso e promoverão, por meio da capacitação, o fortalecimento das políticas da pessoa idosa e exercício da função de conselheiro de Direitos da Pessoa Idosa, além de facilitar o acesso às informações essenciais à função de conselheiro e para a qualificação das deliberações nos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa.

A presidente do Conselho Estadual do Idoso, Kennia Marcia dos Santos Mota Brito, destaca que no estado do Amazonas, dos 62 municípios, somente existe a criação de cinco conselhos municipais, porém somente o conselho estadual está regular, com toda a documentação em dia e desenvolvendo atividades. Neste sentido, faz-se necessário capacitar líderes sociais e funcionários das prefeituras para a criação e implementação dos Fundos Municipais do Direito da Pessoa Idosa e Conselhos Municipais do Direito da Pessoa Idosa. 

Os municípios que estiverem com o Fundo do Idoso regular estarão aptos para receber recursos advindos do Fundo Nacional do Idoso para promoção do Direito da Pessoa Idosa.

registrado em:
Fim do conteúdo da página