Página inicial > Últimas Notícias > Professores do ICSEZ ministram aula aberta presencial, em Portugal

Professores do ICSEZ ministram aula aberta presencial, em Portugal

• Publicado: Quarta, 25 de Maio de 2022, 09h00
  • Última atualização em Quarta, 25 de Maio de 2022, 09h02

Por Marcelo Rodrigo (ICESZ)

Os professores do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (ICSEZ/Ufam), Fabiana Feronha Wielewicki e Marcelo Rodrigo da Silva, ministram aula aberta, presencialmente, na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (Esad.CR), do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), em Portugal, nesta quarta-feira, 25 de maio de 2022. A aula aberta também será ministrada pela professora Tereza Luzio, coordenadora do curso de Artes Visuais daquela instituição portuguesa.

A aula aberta é resultado de uma parceria interinstitucional entre os Grupos de Pesquisa Visualidades Amazônicas (VIA/CNPq), do ICSEZ/Ufam, e o Laboratório de Investigação em Design e Artes (LiDA) da Esad.CR/IPLeiria. Por meio da parceria, desenvolveu-se o projeto “Corpo, gesto e lugar: notas sobre a luminescência”, que envolveu as disciplinas de cinema, fotografia e performance das duas instituições parceiras. Durante o último semestre letivo, os professores desenvolveram, remotamente, atividades colaborativas em encontros conjuntos, expandindo reflexões, experimentações e abordagens acerca da temática central do projeto.

A aula aberta tem os objetivos de aproximar as instituições parceiras, dar continuidade ao projeto em andamento e estimular a criação de novas iniciativas científicas e artísticas entre as instituições de ensino envolvidas. Durante a aula aberta, serão compartilhados os conhecimentos e experiências desenvolvidas entre os campos de estudo e anunciadas as próximas etapas do projeto, que prevê a publicação dos resultados obtidos pelos alunos e professores participantes do projeto.

Os professores Fabiana Wielewicki é docente da disciplina de Cinema e vice-coordenadora do curso de Artes Visuais e Marcelo Rodrigo é docente da disciplina de Fotografia e coordenador do curso de Jornalismo, ambos do Icsez/Ufam, em Parintins-AM. A professora Tereza Luzio é docente da disciplina de performance e, como dito anteriormente, coordenadora do curso de Artes Visuais da Esad.CR/IPLeiria, em Portugal.