Página inicial > Últimas Notícias > Plantão Psicológico Universitário inicia atividades amanhã, 16

Plantão Psicológico Universitário inicia atividades amanhã, 16

• Publicado: Quinta, 15 de Agosto de 2019, 09h22
  • Última atualização em Segunda, 19 de Agosto de 2019, 09h00

O Serviço de Psicologia, ligado ao Departamento de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), informa que a partir de amanhã, 16, às sextas-feiras, das 9h às 11h e das 14h às 16h, começa o Plantão Psicológico Universitário ‘Ressignificando o Sofrimento’. O plantão ocorre na sala de reuniões do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), localizado no 3º andar, Bloco 1, no setor Sul do campus Universitário. O atendimento é para estudantes de graduação regulamente matriculados em curso presencial, sem a necessidade de agendamento prévio e fixação de rotina posteriores.

Há o acolhimento, compreensão de queixa, troca de informações e ressignificação de compreensão e posturas, privilegiando a demanda emocional imediata do discente. Não se enquadra nessa modalidade surtos psicóticos. As sessões têm durações de 45 minutos, podendo haver encaminhamentos para profissionais de outras áreas dentro ou fora da Ufam.

Esse é um modelo de atendimento clínico voltado para a escuta de maneira imediata do sofrimento, com demanda focal. O estudante trará seus questionamentos e por meio da escuta psicológica qualificada e não-julgadora será construído, conjuntamente, estratégias de autoconhecimento, fortalecimento do ‘eu’ e enfrentamento das adversidades do cotidiano.