Página inicial > Últimas Notícias > Livro mostra cronologias da vida na relação entre pessoas e ambiente

Livro mostra cronologias da vida na relação entre pessoas e ambiente

• Publicado: Quinta, 19 de Maio de 2022, 14h58
  • Última atualização em Sexta, 20 de Maio de 2022, 13h14

Organizado pelas professoras Maria Inês Gasparetto Higuchi (PPGCASA-UFAM/INPA) e Dayse da Silva Albuquerque, (DTF-FACED-UFAM), o livro "Cronologias na relação pessoa-ambiente" teve lançamento recente pela Editora CRV, em que reúne pesquisas de 59 autores de diferentes regiões do Brasil.

Nesta obra de 468 páginas participam pesquisadores(as), docentes, mestrandos(as), doutorandos(as), graduandos(as) e profissionais dedicados a compreender a relação pessoa-ambiente em diferentes grupos cronológicos e nos mais diversos contextos brasileiros.

Os 59 autores estão vinculados a 14 universidades/institutos de pesquisa de todas as regiões brasileiras sendo: Sudeste (SP, RJ, MG); Centro Oeste (DF); Norte (AM e PA); Sul (SC e RS) e Nordeste (CE, PI, RN, BA, SE, PE).

O esforço conjunto teve proposta inicial estimulada nos encontros ocorridos na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP, GT de Psicologia Ambiental) e Associação Brasileira de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente (ABRAPA), cujos estudos foram se tecendo numa rede interdisciplinar para esse campo de conhecimento.

O livro objetiva adotar o chronos  dos  ciclos de vida como referência para as relações com os oikos, suscitando nesse  encontro  vivências  emblemáticas. A obra convida para diálogos multi e interdisciplinares, permitindo assim, momentos de reflexões acerca da relação pessoa-ambiente em diferentes processos de desenvolvimento humano (infância, juventude, adultez e velhice). Os estudos contribuem para o entendimento das similaridades e diferenças presentes em tais cronologias nas  relações com o ambiente, permitindo prospectar possibilidades de promoção de ambientes  mais  acolhedores  nessas  vivências.

Nesse sentido, a proposta de cada capítulo é apresentar produções de pesquisadores(as) na interface pessoa-ambiente, buscando direcionar as discussões, a partir de públicos específicos (crianças, adolescentes/jovens, adultos e idosos). Tais cronologias são apresentadas em seções distintas, a partir de particularidades das relações com os seus entornos; em micro ou macro potências, sem, contudo, estabelecer  divisões  ou  interrupções  do  ciclo  de  vida.

O livro está disponível para venda pelo site: https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/37022-cronologias-na-relacao-pessoa-ambiente

Também é possível entrar em contato diretamente com as organizadoras da obra para maiores informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.