Página inicial > Últimas Notícias > Educação Física e Fisioterapia: Ufam entrega mais de 20 profissionais à sociedade

• Publicado: Quarta, 14 de Agosto de 2019, 15h04
  • Última atualização em Quarta, 14 de Agosto de 2019, 15h22

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

A Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (Feff/Ufam) entregou, na noite da última terça-feira, 13, um total de 23 egressos das quatro habilitações abrigadas na unidade acadêmica: Licenciatura em Educação Física, Bacharelado em Educação Física – Promoção em Saúde e Lazer, Bacharelado em Educação Física – Treinamento Esportivo e Bacharelado em Fisioterapia. A cerimônia ocorreu no auditório Eulálio Curves, Setor Sul do Campus Sede, com a presença de familiares, amigos e professores.

Ao presidir a solenidade, por delegação de competência, o vice-reitor, professor Jacob Cohen, fez questão de recordar que também é egresso da Instituição. “Muito embora eu tenha colado grau há 45 anos, ainda me emociono nesses momentos. Além disso, tanto eu quanto vocês, queridos formandos, estamos em profissões que cuidam das pessoas, por isso é importante ter três coisas em mente: humanização, dignidade e ética. Só assim vocês poderão conhecer as vicissitudes da vida e da profissão escolhida, buscando ressignificarem o seu fazer”, apontou.

Diretor da Feff, o professor João Libardoni agradeceu, em primeiro lugar, aos pais e familiares dos formandos, por terem confiados os seus à Ufam. “Somos gratos porque vocês permitiram essa convivência, que não é apenas um processo de ensino, mas também um aprendizado para nós, professores. Hoje sabemos com mais clareza o quanto a educação física e a fisioterapia são importantes na vida das pessoas, inclusive porque elas não são profissões do futuro, mas do presente!”, ressaltou o gestor. Dirigindo-se aos egressos, o professor reafirmou que eles levarão para a vida profissional um legado inquestionável: “Esta é uma universidade que vive o ensino, a pesquisa e a extensão; e reafirmamos o nosso papel na sociedade”.

Grata homenagem

O curso de licenciatura em Educação Física teve como paraninfo o professor Evandro Jorge Souza Ribeiro Cabo Verde; já as duas turmas de bacharelado em Educação Física escolheram como paraninfo o professor João Luiz da Costa Barros. Quanto ao curso de Fisioterapia, também bacharelado, este teve como paraninfo o professor Esmeraldino Monteiro de Figueiredo Neto. Todos eles, cada um a seu modo, buscaram encorajar os agora colegas de profissão a encararem com ética, amor e humanidade esta etapa que se segue.

Por que trabalho nessa profissão? O que mais me encanta nela?”, indagou-se o professor João Barros, ao que ele mesmo respondeu: “Posso afirmar que, entre outras coisas, é por causa dos meus alunos, que estão preparados para ministrar as melhores aulas. O time está preparado. É uma missão encantadora a de ser professor”. O discurso do professor Jorge Cabo Verde também teve início com uma pergunta: “Eu me questionei o que dizer neste dia, e concluí pelas seguintes palavras: sejam éticos e não se corrompam; sejam humildes, sempre respeitando o próximo; e, por fim, amem o que escolheram fazer”.

Ainda no momento dos discursos, os oradores das turmas falaram aos colegas. A primeira a discursar foi a licenciada em Educação Física, Enoly Cristine Frazão da Silva, que comparou a jornada de quatro anos e meio de graduação a uma viagem de trem, com paradas, descidas e subidas, mas que, no final, conduziu ao sonhado objetivo de ter o diploma da Ufam.

Rafaela de Oliveira Guerreiro, oradora que falou pelos dois bacharelados em Educação Física, destacou a palavra 'força' em sua oratória. “Na nossa área e na saúde, essa palavra é muito importante. Força foi o que nos trouxe até aqui, e ela veio de nós mesmos, das nossas escolhas, dos nossos familiares. Essa força veio dos nossos professores, que nos transmitiram todo o conhecimento necessário para nós tornarmos os melhores profissionais”, afirmou ela.

Lista de egressos

Curso de Educação Física – Licenciatura

1. Antônio Cleiton Martins de Araujo;
  2. Enoly Cristine Frazao da Silva;
  3. Francisca Kezia Coelho Silva;
  4. Francisvaldo Freire da Cruz;
  5. Gabriel Mourão dos Santos;
  6. Leni Cristina Rodrigues de Albuquerque;
  7. Marcicley Oliveira do Nascimento;
  8. Meriane Teixeira De Matos;
  9. Michelly Laianny Aranha Butel;
  10. Ricardo Soares da Silva;
  11. Rômulo Maddy Rossetti;
  12. Thiago Jose Figueiredo.

Curso de Educação Física – Promoção em Saúde e Lazer

1. Erickson da Silva Farias;
  2. Jairo César Freire Ferreira;
  3. Mônica Martins Abreu;
  4. Natanael Wendell de Souza Nunes;
  5. Rafaela de Oliveira Guerreiro.

Curso de Educação Física – Treinamento Esportivo

1. Diego Jose do Nascimento Rodrigues;
  2. Haony Oliveira dos Santos;
  3. Igor Uriel Gomes Lima;
  4. João Alves da Silva Junior.

Curso de Fisioterapia

1. Débora Figueiredo Costa;
  2. Jorma Olavo de Oliveira.