Página inicial > Últimas Notícias > Fórum Permanente de Capoeira no Amazonas (FORPCAM) será realizado nos dias 21 e 22 de maio, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques

• Publicado: Sexta, 13 de Maio de 2022, 08h09
  • Última atualização em Sexta, 13 de Maio de 2022, 09h59

Evento tem o propósito de discutir sobre o papel da Capoeira na educação a nível nacional, com base em políticas públicas para o segmento. Interessados podem fazer a inscrição no link  Fórum Capoeira - Inscrições

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Nos dias 21 e 22 de Maio de 2022, das 08h às 17h, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, será realizado o 1º Fórum Nacional de Capoeira. Interessados podem fazer a inscrição no link Fórum Capoeira.

Promovido pelo Fórum Permanente de Capoeira do  Amazonas, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR), Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e Fórum Permanente dos Afro-descendentes do Amazonas (FOPAAM), o evento tem o objetivo de promover um espaço de discussão sobre o papel da Capoeira na educação a nível nacional, com base em políticas públicas para o segmento.

Cultura afro-brasileira na educação básica

Coordenadora do evento pela Ufam, professora Cláudia Guerra destaca as expectativas em relação ao evento. “A expectativa é de que mais de 300 pessoas participem do evento, que deve movimentar a cidade de Manaus nos dias 21 e 22 de Maio. A capoeira está em mais de 179 países e é mais do que um esporte, é um misto de luta, arte, dança, ritmos e música. Por isso, é muito importante esse tipo de evento e ficamos felizes em sermos um dos parceiros. Quanto à política pública, no evento será discutida a Lei 10.639/2003, que dialoga com a possibilidade ou alternativa de um possível mercado de trabalho, o Estatuto da Igualdade Racial, que amplia esse debate e a tentativa de regulamentar a sua prática nos dias atuais. A capoeira está ligada a nossa cultura popular e poderá contribuir para a efetivação da aplicabilidade das leis de inclusão da cultura afro-brasileira em todos os anos da educação básica, além de fortalecer as ideias propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, que trata o objeto de estudo em questão como um dos muitos conteúdos a serem desenvolvidos durante as aulas”, afirmou professora Cláudia Guerra.

Capoeira - formação cidadã

Mestre de Capoeira e coordenador do evento, Cristiano Corrêa dos Santos ressalta que o principal objetivo a ser alcançado é que o poder público brasileiro perceba a importância da Capoeira na formação de novos cidadãos. “O Fórum contará com a participação de mestres de Capoeira de outros estados brasileiros e temos a  expectativa de o poder público perceber a importância da Capoeira na formação de novos cidadãos, através, por exemplo, da Capoeira nas escolas e, a partir disso, possa construir, junto com os outros estados, demandas que venham fortalecer a capoeira tanto na educação  como na cultura. Durante o evento será elaborada uma carta pelos participantes do Fórum e o documento será encaminhado para o Governo Federal”, declarou o coordenador do evento.