Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Ciência com as Caboclas Kirimbaua Auaeté para o Amazonas lança vídeo, dia 12 de maio, em comemoração ao Dia Mundial da Mulher na Matemática

• Publicado: Quarta, 11 de Maio de 2022, 15h04
  • Última atualização em Quarta, 11 de Maio de 2022, 15h04

O Projeto Ciência com as Caboclas Kirimbaua Auaeté para o Amazonas, ligado ao Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas (ICE/Ufam), na próxima quinta-feira, 12 de maio, às 8h, lança vídeo  “O Legado de uma Estrela” em comemoração ao Dia Mundial da Mulher na Matemática. A data e o vídeo fazem referência ao aniversário da matemática iraniana Maryam Mirzakhani, única mulher laureada com a Medalha Fields, que é o maior prêmio na área, equivalente ao prêmio Nobel.

Acesse o vídeo AQUI

A iniciativa conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa Amazônidas – “Mulheres e Meninas na Ciência”, com vigência pelo período de 04/2022 à 03/2023. De acordo com a coordenadora do Ciência com as Caboclas Kirimbaua Auaeté para o Amazonas, professora Maria Rosilene Barroso dos Santos, o vídeo foi construído por meio de um levantamento da biografia de Maryam, que está disponível na internet na versão inglês e persa, traduzida pela professora do departamento de Matemática e integrante do projeto, a docente Somayeh Mousavinasr.

“A ideia é estimular e despertar o interesse de meninas e mulheres para as carreiras de ciências exatas através da história e do exemplo de uma mulher impressionante e que construiu um legado que deve ser amplamente divulgado. O que, dentro dos objetivos do projeto, contribui a oferecer uma experiência diferenciada de educação a estudantes das escolas básicas e de graduações das áreas de ciências exatas, estimulando-os nos primeiros passos da pesquisa científica e/ou tecnológica, além de promover a integração positiva entre gêneros”, enfatizou.

A coordenadora falou ainda sobre a relevância de trabalhar a diversidade na Ciência, além de promover a inclusão das meninas no desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no estado como um fator determinante para o progresso e avanços na ciência desenvolvida na região Norte. “Apesar do tema ‘Mulheres na Ciência’ ser recorrente nos dias atuais, pesquisas ainda apontam a ocorrência de um menor percentual de mulheres, em comparação com o de homens, na área científica, principalmente nas áreas de Ciências Exatas, Tecnologia e Engenharia, sendo que em Matemática, esse percentual é ainda menor. Mesmo em áreas em que as mulheres são de certa forma “aceitas” e estão em maior número, ainda encontramos desigualdades salariais, preconceitos de gênero e intelectual. Dados do último censo mostram que o número de mulheres que concluiu o ensino médio é ligeiramente superior ao de homens. Além disso, trabalhos recentes afirmam que as mulheres são maioria nas universidades federais nos cursos de graduação e mestrado, no entanto, elas são minoria entre os alunos de doutorado, professores dos cursos de mestrado e doutorado e entre os bolsistas de produtividade”, destacou.

Diante desses dados, a professora explicou que as dificuldades não estão apenas na escolha das profissões, mas acompanha as mulheres ao longo de toda a carreira escolhida, mesmo aquelas que procuram a carreira científica, que encontram alguma dificuldade em permanecer na academia e obter cargos ou bolsas de destaque. “Neste projeto queremos estimular e despertar a formação e o interesse de meninas e mulheres para as carreiras de ciências exatas no Estado do Amazonas, propondo a convivência e parceria sadia entre homens e mulheres com a finalidade de diminuir preconceitos, desrespeitos e ações que possam de alguma forma diminuir a mulher e restringir o seu papel na sociedade”, ressaltou.

Ciência com as Caboclas Kirimbaua Auaeté

O projeto Ciência com as Caboclas Kirimbaua Auaeté para o Amazonas oferece uma visão e experiência diferenciada da educação por meio do desenvolvimento de técnicas e ferramentas em matemática que se traduzem em habilidades essenciais à cidadania plena, com promoção do crescimento econômico e contribuição à melhoria dos índices de Saúde e Bem-estar. É Formado por sete professoras doutoras do departamento de Matemática da Ufam: Maria Rosilene Barroso dos Santos, Flávia Morgana de Oliveira Jacinto, Inês Silva de Oliveira Padilha, Juliana Ferreira Ribeiro de Miranda, Karla Christina Tribuzy Bandeira, Neilha Marcia Pinheiro e Somayeh Mousavinasr, além de três bolsistas já selecionados: Simone Serudo Meirelis (Graduada em Licenciatura em Matemática - Modalidade AT-II), David Sotto Mayor Maciel Fernandes (Graduando em Matemática Aplicada - Modalidade AT-I) e Danilo Oliveira de Menezes (Graduando em Ciência da Computação - Modalidade AT-I).

O lançamento oficial do Ciência com as Caboclas Kirimbaua Auaeté para o Amazonas ocorre no mês de junho e os interessados podem acompanhar as atividades por meio do Instagram e Facebook do Projeto.