Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa sobre recitais de música interativos fica em primeiro lugar no Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC 2022)

• Publicado: Sexta, 06 de Maio de 2022, 11h40
  • Última atualização em Sexta, 06 de Maio de 2022, 12h55

Um projeto desenvolvido em parceria entre o Instituto de Computação (IComp/Ufam) e a Faculdade de Artes (Faartes/Ufam) ganhou reconhecimento durante o 16º Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC), realizado de 25 a 28 de abril. O artigo “Coffee Break Virtual: uma experiência musical interativa e colaborativa” ficou em primeiro lugar na categoria Artigos de Pesquisa, sendo o “best paper” desta edição do evento.

O projeto propõe a possibilidade de interação do público em concertos e recitais de música por meio da utilização de tecnologia em tempo real. Nessas performances colaborativas, a audiência define a sequência de execução de trechos pré-determinados do repertório popular. O resultado do estudo piloto mostrou maior interação, entusiasmo e engajamento dos participantes durante a dinâmica.

Participam da pesquisa: João Gustavo Kienen, diretor da Faartes; Bruno Gadelha, Rosiane de Freitas e Thais Castro, professores do Icomp; Carlos Araújo e  Gustavo Martins, alunos de graduação do Icomp; e Genildo Gomes, doutorando do Icomp.

“Foi uma experiência maravilhosa de interação ativa com o público, muito diferente de quando o pianista fica isolado no palco. Pelos comentários e opiniões, tive uma sensação de maior colaboração”, comentou o professor e pianista João Gustavo Kienen, que fez uma demonstração da experiência durante o 16º SBSC.

A pesquisa foi realizada no âmbito do Projeto Samsung-Ufam de Ensino e Pesquisa e foi parcialmente financiada pela Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda. Também foi apoiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Acesse o texto completo em: https://bit.ly/3LQtr3f.