Página inicial > Últimas Notícias > Ufam firma parceria internacional com universidade japonesa

Ufam firma parceria internacional com universidade japonesa

• Publicado: Quarta, 04 de Maio de 2022, 12h50
  • Última atualização em Quarta, 04 de Maio de 2022, 12h50

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

Com o objetivo de estimular e realizar entre si programas de cooperação técnico-científicas e culturais, a Universidade de Kagoshima, no Japão, e a Ufam firmaram um novo contrato de parceria. A decisão foi formalizada no dia 24 de março e publicada no Diário Oficial da União (DOU) na quarta-feira (27), com vigência de cinco anos.

O Protocolo de Intenções celebrado entre a Universidade Federal do Amazonas e a Universidade de Kagoshima visa principalmente permitir a mobilidade acadêmica entre os estudantes de graduação das duas instituições. “Nós já tínhamos um protocolo de intenções com a Universidade de Kagoshima, que venceu, e nós fizemos outro. Não é a única universidade japonesa com a qual a Ufam tem parceria. Também temos uma com o Instituto Soka, que é válida até 2024”, revela o assessor especial da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Ufam (Arii), professor Henrique Pereira.

Estudantes de todos os cursos de graduação da Ufam podem participar do processo de seleção para fazer mobilidade acadêmica na Universidade de Kagoshima,. Para isto, é necessário acompanhar a publicação do documento de abertura de inscrições e enviar os documentos exigidos. Os contemplados recebem reduções em algumas taxas da instituição, que é privada, mas precisa arcar o restante das despesas com a mobilidade.

De acordo com a Arii, docentes, técnico-administrativos e pós-graduandos também podem realizar atividades na Universidade de Kagoshima, mas para isso será preciso que as instituições firmem um acordo de cooperação específico sobre a ação a ser desenvolvida.

Para mais informações, visite a página da Arii