Página inicial > Últimas Notícias > Ufam e DPU promovem ação conjunta em defesa da produção do conhecimento

Ufam e DPU promovem ação conjunta em defesa da produção do conhecimento

• Publicado: Quinta, 28 de Abril de 2022, 10h51
  • Última atualização em Sexta, 29 de Abril de 2022, 09h10

Professores da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas estiveram na sede da Defensoria Pública da União.

Por Juscelino Simões com informações do professor Adriano Fernandes

Equipe Ascom

Na última segunda-feira, 25, o professor Adriano Fernandes, diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas, juntamente com o professor Marcos Maurício, da disciplina de Prática Jurídica Real, estiveram reunidos na sede da Defensoria Pública da União para tratar de ação conjunta (convênio) desenvolvida pelas instituições em prol da produção e disseminação do conhecimento.

Os docentes foram recebidos pelo defensor público federal João Thomas que também é professor da Faculdade de Direito da Ufam.

“É importante viabilizar a participação dos discentes em um cenário de prática jurídica real. Aqui no Ofício de Direito Militar da DPU, eles têm a oportunidade de participar das audiências, estudar os processos e discutir teses apresentadas em Juízo”, destacou o defensor público federal, João Thomas.

“Conseguimos avanços significativos, mesmo na pandemia, com o convênio entre a DPU e a Ufam, que possibilitou a consecução das disciplinas de Prática Jurídica Real, mesmo de forma remota", afirmou o diretor da Faculdade de Direito (FD),  professor Adriano Fernandes.

“A atuação em conjunto com a DPU possibilitou aos alunos o contato com a Justiça Especializada Militar da União e, via de consequência, a produção e a disseminação do conhecimento em uma área do Direito pouco conhecida. Os discentes,  mesmo em um cenário adverso imposto pela pandemia,  tiveram a oportunidade de participar das audiências na 12ª Circunscrição Judiciária Militar, como observadores externos, estudar os processos,  elaborar petições e discutir teses", finalizou o professor Marcos Maurício.

A atuação conjunta das instituições será retomada no próximo período, após o recesso do mês de maio. A intenção é ampliar as áreas de atuação, com inclusão dos Ofícios de Direito Previdenciário e de Direitos Humanos.