Página inicial > Últimas Notícias > Jubileu das Artes na Ufam é tema de homenagem na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira, 28 de abril

• Publicado: Quarta, 27 de Abril de 2022, 09h32
  • Última atualização em Quarta, 27 de Abril de 2022, 09h32

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) realiza, nesta quinta-feira (28/04), Sessão Especial em homenagem ao Jubileu das Artes na Ufam, que marca os 50 anos de criação do Departamento de Música e do Coral Universitário e os 5 anos da Faculdade de Artes (Faartes). A iniciativa é do deputado estadual Tony Medeiros, aprovada pelo Requerimento nº 1413/22.

A solenidade começará a partir das 14h, de modo presencial, no Plenário Ruy Araújo (Av. Mário Ypiranga, 3.950, Flores), e poderá ser acompanhada pelos canais da Aleam no Youtube e Facebook: @AssembleiaAM.

Na ocasião, serão homenageados representantes docentes, técnicos e discentes da atual Faculdade de Artes: o diretor João Gustavo Kienen, a coordenadora acadêmica Lucyanne de Melo Afonso, e a coordenadora administrativa Sandrine da Silva Praia; os professores Francisco Carneiro e Núbia Najar, do curso de Artes Visuais; os professores Jackson Colares e Rosemara Staub, do curso de Música; e os discentes egressos Jonas Rodrigues (in memorian) e Karen Francis.

Breve histórico

O Departamento de Música é considerado um dos marcos iniciais da formação superior em Artes na Ufam. Criado em 1972, ele foi concebido para coordenar as atividades do então Conservatório de Música Joaquim Franco, transferido do Governo do Estado para a então Universidade do Amazonas (UA), no ano de 1968. Ainda em 1972, o Coral Universitário foi institucionalizado no âmbito da UA.

Na década de 1980, surgiu a Licenciatura em Educação Artística e seu respectivo departamento, depois transformado em Departamento de Artes para reunir as recém-criadas licenciaturas plenas em Artes Plásticas e Música.

Com essa experiência de décadas, a Faculdade de Artes foi criada em 2017, a partir da reestruturação do antigo Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL). Hoje, a Faartes e os seus cursos de Artes Visuais e Música se consolidam como polos de excelência na formação em Artes no Amazonas, nos níveis de graduação e pós-graduação, na capital e no interior.

Mais informações: www.faartes.ufam.edu.br