Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes de Direito se preparam para competição de Arbitragem no Rio Grande de Sul

• Publicado: Terça, 26 de Abril de 2022, 11h29
  • Última atualização em Terça, 26 de Abril de 2022, 11h29

Estudantes de Direito da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) participam da Sétima Competição de Arbitragem Empresarial (Caemp), realizada pela Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), nos dias 3, 4 e 5 de junho, na modalidade online. Os discentes fazem parte do Time YDB, do escritório Yuri Dantas Barroso & Advogados, coordenado pelo advogado Sergio Bringel, e passam, agora, para a fase oral da preparação.

O evento tem como objetivo atualizar membros da Universidade e diplomados sobre temas de Direito Empresarial e Arbitragem. A Caemp é uma simulação de corte arbitral nos moldes da prática internacional de moot court, na qual as equipes inscritas devem apresentar, escrita e oralmente, defesas para os requerimentos de ambas as partes diante de um caso hipotético, disponibilizado pela Comissão Organizadora. A Competição é baseada na discussão de um caso fictício, elaborado pela Comissão Organizadora.

Para a estudante, Suelem Cristina Marques da Silva, a competição é uma das melhores formas de adquirir conhecimento, treinar oratória, escrita e descobrir novos interesses.

“Participar da Caemp pelo time YDB é sempre muito gratificante. A preparação é intensa e exige dedicação, esforço e um estudo profundo sobre os temas abordados pelo caso. A competição é uma das melhores formas de adquirir conhecimentos que vão além da faculdade, treinar oratória e escrita e descobrir novos interesses. Dessa vez não está sendo diferente. A expectativa é de um ótimo desempenho e aproveitamento da equipe já que a Caemp nos possibilita viver experiências únicas e crescer muito no âmbito pessoal e profissional. Representar o Norte em um evento imprescindível para a formação dos futuros profissionais do país é uma grande oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos e demonstrar que somos capazes”, explicou Suelem.

Sobre o Time YDB

O Time YDB é referência no estado do Amazonas, tendo alcançado reconhecimento nacional nas maiores competições acadêmicas do país, sendo o único grupo da região Norte a alçar por duas vezes a condição de semifinalista da competição nacional de arbitragem da Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial (Camarb), e ainda, conquistado, em 2018, o prêmio de equipe campeã e em 2021 o terceiro lugar geral da Competição da Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).