Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Reitor recebe associação de imigrantes da América Latina
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Reitor recebe associação de imigrantes da América Latina

  • Publicado: Segunda, 25 de Abril de 2022, 15h52
  • Última atualização em Quarta, 27 de Abril de 2022, 15h26
  • Acessos: 938

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

Na manhã desta segunda-feira (25), o reitor Sylvio Puga recebeu a visita de membros da União de Saúde Latino-Americana (Usla). O grupo apresentou algumas demandas, principalmente, em relação ao processo de revalidação de diplomas de ensino superior. 

Criada em 2020, a associação tem o objetivo de reunir e auxiliar os imigrantes da América Latina no Amazonas que possuem diploma de nível superior quanto ao processo de melhoria de vida em território brasileiro a partir da validação de seus diplomas no País. Durante o encontro, o grupo relatou as dificuldades que têm enfrentado para conseguir entrar no mercado de trabalho. 

“No caso de medicina, para fazer a prova, a gente tem que pagar uma taxa de início de R$400,00. Se passar na primeira prova, para fazer a segunda, tem que pagar um valor de R$4.100,00, ainda o valor das passagens de avião, de ida e volta, e a hospedagem. Por que? Porque desde 2020 não acontece a prova do Revalida no Amazonas”, exemplificou a presidente da Usla, Marvis Canelonez. “Criamos a associação em 2020 para tratar de cobrir essa necessidade, que é o processo de revalidação a todas as pessoas que são imigrantes latino-americanas, porque as ONGs [organizações não governamentais] que estão presentes no momento têm o foco em outras necessidades e o grupo de profissionais estava assim como que no ar”, disse.

Entre outras demandas, o grupo solicitou a realização do exame de revalidação em Manaus, além da oferta de cursos de Língua Portuguesa para a comunidade latina-americana de língua espanhola que vive na cidade. 

Acompanhando o reitor da Ufam estavam o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto, e a diretora do Departamento de Assistência Estudantil (Daest). Os gestores ouviram as proposições dos visitantes e apresentaram os encaminhamentos dentro das possibilidades da Instituição. O primeiro deles diz respeito à orientação sobre como é feito o processo de revalidação de diplomas no Brasil para que o público interessado possa conhecê-lo e se preparar para os exames cabíveis. “A Universidade está de portas abertas para orientar e ajudar naquilo que for de nossa competência. Agora, existem questões que vão além do âmbito da Ufam, que seguem uma legislação nacional, que não podemos desconsiderar”, expôs o reitor. “Nós estamos aqui para fazer essa parceria. Pode mandar o documento [formalizando as demandas] que a Ufam vai apontar caminhos dentro do que ela pode fazer, dentro da legalidade, e, é claro, ajudar vocês a buscarem as oportunidades que existem”, completou o gestor. 

Além da formalização das demandas, o grupo terá outra reunião com os gestores da Ufam para dar continuidade à parceria e para verificar de forma mais concreta quais as áreas que podem atuar no atendimento às necessidades dos integrantes da Usla. O reitor falou ainda que a Ufam já trabalha em conjunto com a Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), e que o apoio prestado agora é mais uma demonstração do compromisso da Instituição com a população do Amazonas. 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página