Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Nepecab realiza evento on-line ‘Ciencia. Com.Ciência’ na sexta-feira, dia 29
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Nepecab realiza evento on-line ‘Ciencia. Com.Ciência’ na sexta-feira, dia 29

  • Publicado: Segunda, 25 de Abril de 2022, 12h29
  • Última atualização em Segunda, 25 de Abril de 2022, 12h31
  • Acessos: 398

Por Juscelino Simões 

Equipe Ascom

O Núcleo de Estudos e Pesquisas nas Cidades da Amazônia (Nepecab) do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (DG/Ufam) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEOG), através do projeto ‘Sexta.Com.Ciência’ realiza a sua edição de abril de 2022.  O encontro agendado para o dia 29, às 14h (horário de Manaus), em formato remoto pelo Google Meet (http://meet.google.com/wnw-zxkg-csa) dará continuidade a uma série de apresentações de trabalhos de mestres e doutores orientados pelo saudoso professor José Aldemir de Oliveira.

O evento vai abordar as temáticas de imigração dos judeus para Amazônia, sociedade e cultura relacionados ao crescimento urbano do município de Itacoatiara no período econômico da borracha, que resultou na tese “A Kipá e o cocar: a rede intercomunitária judaica na estruturação urbana de Itacoatiara” de autoria do professor Claudemilson Nonato Santos de Oliveira. A pesquisa traz a relação entre a imigração de judeus sefaradita marroquino para a Amazônia e a inserção destes ao contexto social, político e econômico às pequenas cidades da região. Neste caso, o estudo analisa o papel da rede intercomunitária judaica na formação e emergência de lideranças capazes de atuar em diferentes campos do conhecimento, mas, sobretudo na esfera política.

Nas malhas de interconexão dessa rede, transitaram conhecimento, benemerência, inovação, finança e notícia que se difundiam do mundo para a Amazônia, possibilitando forjar no imigrante judeu postura laica na construção de seus processos identitários. Demonstrar uma cidade que está passando pelo processo de transformação urbana, nas primeiras décadas do século XX é um dos objetivos deste trabalho que centra análise em Itacoatiara, no período de crise da borracha, sobretudo na década de 1920 ao demonstrar o processo de modernização urbana empreendido pelo prefeito judeu Isaac José Pérez, caracterizado e delimitado ao espaço do Centro Antigo. A economia da borracha representou um período efêmero de prosperidade para Itacoatiara. Em grande parte, a dependência de único recurso econômico foi o fator determinante para a crise da economia extrativista que ocorreu após 1910. Porém, as trocas simbólicas que poderiam resultar dessa interação são pautadas por desigualdades econômicas e análogas à espacialização entre centro e margem, ou se desejarmos, do capitalismo na matriz e aquele na periferia.

Os certificados de participação no evento serão disponibilizados mediante o preenchimento da Avaliação do Evento localizada na área do participante, na plataforma Even3. Ao final do evento, enviaremos um tutorial para auxiliá-lo(a) no preenchimento e download do certificado.

Link de Inscrição no Evento: https://www.even3.com.br/sextacomciencia29abril2022

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página