Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Seminário do Programa Residência Pedagógica com inscrições até 26 de abril
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Seminário do Programa Residência Pedagógica com inscrições até 26 de abril

  • Publicado: Terça, 19 de Abril de 2022, 15h45
  • Última atualização em Terça, 19 de Abril de 2022, 16h01
  • Acessos: 929

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom 

Na segunda edição, o Seminário do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) marca o encerramento das atividades do Edital 2020 do Programa, que visa avaliar os resultados alcançados em cada Núcleo e Subprojeto, na sede, em Manaus, e nas unidades fora da sede. O evento acontece no dia 26 de abril de 2022, com transmissão pelo Youtube, às 9h.

Acesse o link de inscrição: www.even3.com.br/iisrpufam

De acordo com o coordenador institucional do Programa Residência Pedagógica, professor Welton Yudi Oda, o evento está relacionado ao Edital 2020, segundo ele, desde a criação do Programa. O docente relata sobre as dificuldades encontradas nesta edição. A pandemia foi responsável pelo desenvolvimento de atividades remotas na escola, de estágio e residência. Oda acredita que essas atividades foram aplicadas de maneira improvisada. “Não foi como deveria ter sido, o ideal de uma formação docente. Nós produzimos material, recursos para o ensino remoto, vídeos, jogos de apoio aos professores. E, em algumas situações, houve atividades presenciais e no final conseguimos estar de volta às escolas cumprindo o edital”, expôs.

De todo modo, disse Oda que avalia de forma positiva todas as atividades desenvolvidas pelo Programa, possibilitou a realização de seminários online, dos vários núcleos, como: Artes, Filosofia, Física e das Unidades Fora de Sede. Ele disse que “houve avaliação dos núcleos em formato de vídeo, que inclui depoimentos de residentes e professores sobre as dificuldades, mas, sobretudo, das possibilidades do quanto foi importante a formação dos residentes e da manutenção dos envolvidos com a concessão de bolsas, principalmente nos cursos fora de sede.

Ele conta que especialistas afirmam que as universidades do mundo estavam despreparadas para o ensino remoto. Isso não é um caso brasileiro, disse Oda que declarou que “embora existam ferramentas da Educação a Distancia, a transposição delas não é imediata”. O uso do Google meet, whatsapp e outras ferramentas das redes sociais ajudaram nesse processo.

Mesa redonda, palestra e debates de avaliação dos núcleos serão desenvolvidos na programação. No período da manhã, o professor destaca a palestra de abertura que trata sobre residência pedagógica, resultados de pesquisas e tendências. No período da tarde, será divulgado o novo edital do programa, como também o número de bolsas que serão distribuídas para as regiões Norte e Nordeste, prioridade da Capes que, historicamente, são prejudicadas nos critérios de distribuição de bolsas nos programas de pós-graduação.

Mais informações pelo email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página