Página inicial > Últimas Notícias > Projeto promove debate com o tema ‘Pedagogias Decoloniais: reflexões sobre práticas e formação de professores’

• Publicado: Segunda, 18 de Abril de 2022, 14h19
  • Última atualização em Segunda, 18 de Abril de 2022, 15h02

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

O projeto de extensão ‘Dialogando sobre educação, decolonialidade e interculturalidade crítica na tríplice fronteira amazônica do Brasil-Colômbia-Peru, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas, em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia (GEPEIF da Universidade Federal do Pará), Rede de Pesquisas sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia (RPPDA), Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS-Ufam), e o projeto de pesquisa CNPq/UFPA ‘Formação de professores na tríplice fronteira amazônica do Brasil-Peru-Colômbia: decolonialidade, interculturalidade crítica e ação participativa’, realiza na próxima sexta-feira, dia 22, a partir das 13h (horário de Benjamin Constant/Manaus 14h/horário oficial do Brasil às 15h), por videoconferência (linkhttps://www.facebook.com/gepeif.ufpa ou https://meet.google.com/ziw-pzeo-tqe), o evento ‘Debate Virtual’.

O evento vai reunir professores, pesquisadores e estudantes da pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal do Pará e da Universidade Nacional de Salta (Argentina), com o objetivo de debater e aprofundar a troca de conhecimentos, experiências com os pesquisadores da tríplice fronteira amazônica do Brasil com a Colômbia e o Peru.

Os debatedores convidados são: Vanda Witoto, acadêmica de pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), coordenadora do Movimento dos Estudantes Indígenas do Amazonas (Meiam), é técnica em enfermagem FUAM, professora da língua Bue Witoto e no fortalecimento da identidade étnica Witoto; a professora Zulma Palermo, ex-professora titular de Teoria Literária na Universidade Nacional de Salta (Argentina). Atualmente é professora emérita da Universidade e participa desde o inicio do Coletivo Modernidade/Colonialidade/Descolonialidade, autora e organizadora de inúmeras publicações que abordam o tema Decolinialidade, o Pensamento Crítico e Politicas Culturais na América Latina; o professor Waldir Ferreira de Abreu, é pós-doutor em Ciências da Educação (UC/Brasil-Espanha/2013), coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/ICED/UFPA) e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia (GEPEIF/UFPA/CNPq).

O debate será mediado pela professora Maria Auxiliadora dos Santos Coelho, mestre em educação vinculado à linha de pesquisa ‘Formação de Professores, Trabalho Docente, Teorias e Práticas Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA, é professora do Instituto de Natureza e Cultura/Universidade Federal do Amazonas (INC/Ufam).

O tema integra o projeto de extensão Dialogando sobre educação, decolonialidade e interculturalidade crítica na tríplice fronteira amazônica do Brasil-Colômbia-Peru, coordenado pela professora Maria Auxiliadora dos Santos Coelho. O evento encerra o projeto de extensão e aos participantes será fornecido certificado expedido pela Proext/Ufam a partir da lista gerada no ato do evento.