Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Ufam conquista os dois primeiros lugares do Prêmio do Instituto de Arquitetos do Brasil
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Ufam conquista os dois primeiros lugares do Prêmio do Instituto de Arquitetos do Brasil

  • Publicado: Segunda, 18 de Abril de 2022, 10h43
  • Última atualização em Segunda, 18 de Abril de 2022, 14h21
  • Acessos: 770

 Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

A Ufam foi destaque na segunda edição do Prêmio Arquiteto José Henriques, do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/AM), ficando com a primeira e a segunda colocações e ainda recebeu menção honrosa pelo terceiro trabalho inscrito. A premiação reconhece os três melhores trabalhos de conclusão de curso da área no Amazonas. O resultado foi divulgado no sábado (9) por meio das redes sociais do IAB/AM.  

O prêmio foi criado pelo Departamento do Amazonas do IAB para premiar os melhores trabalhos de conclusão dos cursos de arquitetura e urbanismo do Amazonas. Cada instituição de ensino pode indicar até três trabalhos que serão avaliados por um júri formado por profissionais locais e nacionais. A Ufam inscreveu três trabalhos e os três foram bem avaliados pelos profissionais do júri. 

“É importante dizer que a seleção dos trabalhos da Ufam é um processo democrático onde todos os alunos que terminaram o TCC2 participam da escolha dos trabalhos assim como são convidados os professores arquitetos do curso para votar, então, essa votação elege os três trabalhos que vão representar a Ufam na premiação”, explica o coordenador do curso, professor Marcos Paulo Cereto. “Então, estamos muito satisfeitos. Acho que é importante para a nossa Universidade. São trabalhos de relevância social, que mostram a importância do nosso curso para a sociedade”, completa.

Com o trabalho “Centro de Referência e Lar Temporário para Mulheres Vítimas de Violência”, Isadora da Cunha Benaion conquistou o primeiro lugar na competição. O projeto foi orientado pelo professor Roger Pamponet da Fonseca. “Fiquei muito feliz, tanto pelo reconhecimento do trabalho em si quanto pelos prêmios, que são uma pós-graduação em uma faculdade muito bem conceituada, a Escola da Cidade, e um curso de representação arquitetônica. É um prêmio que ajuda um recém-formado a crescer profissionalmente”, expôs Isadora. 

Segundo a vencedora, a complexidade e o tema do seu trabalho foram a razão da sua vitória. “Acho que foi o tema e sua complexidade, já que envolvia a criação de um centro de referência e de um lar temporário que atendessem mulheres vítimas de violência. Ainda é um tema que não é muito recorrente e executar um trabalho dessa proporção é difícil. A escolha da estrutura e da materialidade que compõe o edifício também pode ter chamado a atenção, visto que se propôs o uso de um sistema (Madeira Laminada Colada) que ainda não é muito utilizado na região Norte. Além disso, creio que o fato do projeto oferecer uma ambiência humanizada e segura também chamou a atenção do júri”, revelou. 

Raquel Martins Brasil dos Reis levou o segundo lugar com: “Habitação Social: Uma proposta no Centro de Manaus”, com orientação da professora Caren Michels. “Então, me formei em junho do ano passado e uma das minhas metas com minha orientadora foi inscrever meu TCC em alguns concursos. Fiquei muito feliz com o resultado e espero ainda conseguir me destacar em outras  premiações”, declarou a egressa da Faculdade de Tecnologia. “Acho que o que destacou o meu trabalho foi fazer uma apresentação muito concisa e muito didática, então, eu consigo apresentar tudo, plantas, cortes, enfim, o projeto em si, mas eu também consigo justificar ele muito bem e apresentar ele muito bem. E o que eu acho me distancia do primeiro lugar são pontos que foram destacados na na minha banca, que é ter muita área de estacionamento, por exemplo”, avaliou.

A menção honrosa foi dada à Gabriela Coutinho Santana pelo trabalho “Centro Oncológico do Amazonas e Clínica de Diagnóstico”, cuja orientação foi feita pelo professor Marcos Paulo Cereto. “Eu acredito que o que mais destacou o meu trabalho foi a complexidade do tema. Eu fiz um projeto arquitetônico hospitalar utilizando conceitos da arquitetura humanizada e conforto ambiental”, diz Gabriela. “Fiquei muito feliz em ter sido mencionada no concurso. Só de ter terminado o TCC já foi uma conquista muito grande, principalmente com tantas dificuldades causadas pela pandemia”, afirmou. 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página