Página inicial > Últimas Notícias > Agência Experimental de Comunicação oferece curso gratuito de produção audiovisual

• Publicado: Terça, 12 de Abril de 2022, 10h10
  • Última atualização em Terça, 12 de Abril de 2022, 10h10

A Agência Experimental de Comunicação (Agexcom), vinculada ao Curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas (RP/Ufam), realiza o curso “Noções de Produção Audiovisual: do roteiro ao vídeo”, de 28 de abril a 03 de maio, nos laboratórios da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC).

O curso é destinado ao público em geral, ocorrerá das 13h às 17h e terá apenas 15 vagas, seguindo as recomendações da Comissão Local de Biossegurança da FIC. Os interessados poderão se inscrever nesta quinta-feira (14) por meio do link: https://forms.gle/hfssfVZZXJVfvBus9. A seleção se dará por onde de inscrição. O link está aberto a partir das 8h da quinta-feira.

O curso será ministrado por Flávio Moura, que é proprietário da Produtora Todo Plano (@produtoratodoplano) e possui 10 anos de experiência na produção de vídeos para TV e Internet. Flávio compartilha seus conhecimentos no canal do YouTube “Flavio Moura Filmmaking”. Os vídeos do canal abordam desde produção, equipamentos, até dicas de edição, totalizando mais de 300 mil visualizações.

O coordenador da Agexcom, professor Jonas da Silva Gomes Jr, destaca que “a ideia deste curso é que os participantes possam conhecer na prática todas as etapas de produção de um vídeo, além disso, mostrar que é possível produzir conteúdo de qualidade com os recursos e equipamentos que você tiver disponível, do smartphone às câmeras semi e profissionais”, afirma. "Não precisa levar equipamento. Vamos usar as máquinas da FIC. Agora, se você tiver e quiser levar, poderá levar sem problema”, completou.

Conteúdo Programático do Curso

O curso terá 20h de duração, sendo realizado presencialmente nos dias 28, 29 de abril e 02,03 de maio, das 13h às 17h, nas dependências da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC). O conteúdo programático previsto para o curso contempla:

• Como elaborar um roteiro

• Realização de exercício prático (o roteiro)

• Introdução aos fundamentos de captura de vídeo e som

• Desenvolvimento do olhar nos enquadramentos

• Elaboração de exercício do olhar com smartphone

• Desenvolvimento da técnica e fundamentos básicos de produção

• Produção com smartphone (dicas e aplicativos)

• Principais modelos de câmeras (GoPros, semiprofissionais e profissionais) e lentes

• Dicas e técnicas de Iluminação

• Configuração de captura em câmera ou celular

• Movimentos de câmera: principais diferenças e objetivos de linguagem

• Áudio e produção audiovisual

• Exercício prático de luz e câmera

• Edição e as novas maneiras de contar uma história

• Equipamentos e acessórios de set

• Apresentação de exercício prático (produto final – o vídeo)

Agexcom

A Agexcom tem como principal objetivo contribuir com a formação dos estudantes sendo um laboratório de práticas na área da Comunicação, além disso, proporcionar uma experiência de aprendizagem no atendimento a demandas reais de clientes, vivência de rotinas de agência e desenvolver competências e habilidades específicas voltadas para o mercado de trabalho. A Agexcom  oferece serviços de maneira consultiva e estratégica buscando soluções para vários tipos de clientes.

A Agexcom conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proext) por meio do Programa de Extensão “Conexões: comunicação, sociedade e cidadania”, disponibilizando bolsas de extensão para acadêmicos dos cursos de Jornalismo, Design e Relações Públicas da Ufam.  Conheça mais sobre Agexcom acessando o site www.agexcom.ufam.edu.br e perfil no Instagram (@agexcom.ufam).