Página inicial > Últimas Notícias > Evento remoto comemora o encerramento das atividades do PIBID 2020 nesta quinta-feira, 7

• Publicado: Quinta, 07 de Abril de 2022, 13h30
  • Última atualização em Quinta, 07 de Abril de 2022, 13h30

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Amazonas realiza nesta quinta e sexta-feira, 7 e 8, a partir das 16h até às 20h, evento remoto para comemorar  o encerramento das atividades do edital 2020, que ocorre no dia 30 de abril de 2022. Serão realizadas transmissões onde cada subprojeto e seus núcleos sistematizarão seus resultados e trocarão saberes.

Nesta quinta-feira, 7, ocorre a mesa de abertura com a presença do reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, do Pró-Reitor da Proeg, professor David Lopes, da representante da Seduc, gerente  de articulação e desenvolvimento profissional Darle Silva Teixeira, o representante dos coordenadores de área do PIBID, professor  Lúcio Fernandes Ferreira, o representante dos professores supervisores do PIBID, professor Adson Ramos de Lima e a representante dos alunos do PIBID, a graduanda do curso de Educação Física de Parintins, Rhaniely de Jesus Ferreira. A palestra de abertura será por conta do professor Nilson de Souza Cardoso (UCE) com o tema: PIBID – experiências e importância para a educação.

Com a pandemia da Covid-19 o Programa enfrentou adversidades, haja vista que as atividades que o PIBID propõe não puderam ser realizadas presencialmente nas salas de aula das escolas municipais e estaduais do estado do Amazonas, mas sim remotamente, o que caracterizou um grande desafio para os alunos “pibidianos”, os professores supervisores que atuavam nas escolas e, principalmente, para o coordenador de área do núcleo. Porém, a união de todos esses atores permitiu que o Programa conseguisse realizar suas atividades e atingir o seu público.

Segundo o coordenador institucional do PIBID da Ufam, professor Carlos Victor Lamarão, o sucesso do programa dependeu e muito da união e confiança dos alunos, coordenador de área e professor supervisor. “Eles não mediram esforços para que o PIBID cumprisse suas metas, tenho orgulho deles”, afirmou o coordenador do.

O PIBID/Ufam, no edital 2020 da CAPES, aprovou 572 bolsas para alunos da Ufam e conseguiu exercer suas atividades com 12 subprojetos e 24 núcleos de trabalho nas mais diversas áreas da licenciatura. O Programa reforça a importância dos cursos de licenciatura para a formação de crianças e jovens com capacidade crítica e amor pela educação e aprendizado.

O evento é aberto para todos no link: https://youtu.be/Teu1g2m8owY