Página inicial > Últimas Notícias > Revista Norus realiza Chamada Aberta para pesquisadores da Amazônia

Revista Norus realiza Chamada Aberta para pesquisadores da Amazônia

• Publicado: Quarta, 06 de Abril de 2022, 16h07
  • Última atualização em Quarta, 06 de Abril de 2022, 16h07

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom

A Chamada de Dossiê: “Sociedade amazônica: processos, relações e singularidades” da Revista NORUS – Novos Rumos Sociológicos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), convoca pesquisadores do Brasil e, em particular da Amazônia para submissão de pesquisas que ocorre até 10/05/2022.

Acesse link da chamada:

Os organizadores do dossiê e professores Marcelo Bastos Seráfico de Assis Carvalho, Marilina Oliveira Bessa Serra Pinto e Bruno Rodrigues, vinculados aos Departamentos de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) convocam seus pares e aqueles que se interessarem a submeter e contribuir com o Dossiê.

O professor Bruno de Oliveira Rodrigues, um dos organizadores do dossiê na Ufam, acredita que está é uma ótima oportunidade para pesquisadores do Norte e do Brasil, contribuírem com a difusão do conhecimento relacionado à Amazônica, promovendo intercâmbio com periódicos em nível nacional. Segundo ele, a vida acadêmica do professor universitário, principalmente daquele que faz pesquisa e que está vinculado a programa de pós-graduação, com a publicação de artigos acadêmicos, torna-se fator determinante para a continuidade de programas de pós-graduação.

“Isso é quase 70% da nota de um programa, ou seja, a produção dos professores determina se um programa de mestrado/doutorado permanece aberto ou não. Então, a chamada é uma janela de oportunidade para publicação dos docentes das universidades, dos alunos e para a comunidade acadêmica, até mesmo para outras universidades. Então, essa chamada serve como informação e comunicação interna e externa. Além disso, é uma chamada organizada por três professores da Ufam. A organização do dossiê é realizada por uma revista virtual em Pelotas, no Rio Grande do Sul, demonstrada em redes de cooperação e engajamento dos pesquisadores da Ufam, em âmbito nacional", relatou.

Para Bruno Rodrigues, a Revista Norus é uma periódico do sul que publicará um dossiê sobre Amazônia. “O conhecimento que nós produzimos no Norte, e em Manaus vai ganhar maior amplitude e repercussão em âmbito nacional, aumentando o conhecimento sobre os movimentos sociais e as sociedades amazônicas. Estamos produzindo um material sobre questões sociais amazônicas e publicando no sul, com repercussão em todo o país. Só isso já aumenta o conhecimento da população, mas, especialmente da comunidade acadêmica e de outras regiões, sobre a realidade e o conhecimento que aqui produzimos”, expôs.

Sobre o dossiê

Para muitos, na terceira década do século XIX, a Amazônia permanece identificada com o exotismo das realidades que parecem distantes de quem se dispõem a observar. Para muitos, ela é sinônimo de natureza que, além de exuberante, se apresenta como fator decisivo para a homeostase planetária ou como celeiro de riquezas a explorar. Para outros, ela é o abrigo de grupos humanos cujos modos de vida são vistos como relíquias do passado.

Em qualquer caso, a Amazônia é tomada por interpretações carregadas de desconhecimento e preconceito próprios do distanciamento sintomático em que é mantida por olhares auto-referenciados, comprometidos com inquietações e interesses completamente alheios à realidade da maioria dos grupos, camadas e classes sociais que a constituem como realidade social, cultural e histórica.

Este dossiê tem o propósito de contribuir para uma compreensão da Amazônia como realidade ecológica, sim, econômica, sim, mas, acima de tudo social que a torna um lugar no qual, como outros do mundo, se desenvolvem relações e processos que a transcendem, mas que nela assumem expressões singulares.

As formas de organização social, as estratégias de exploração, as tentativas de interpretação, a resistência à destruição, a religiosidade, dentre outros, são temas bem-vindos para este dossiê, aberto à participação de autores de dentro e fora da região amazônica, e com olhares tanto acadêmicos e não acadêmicos quanto disciplinares e interdisciplinares.