Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Curta-metragem de animação produzido no Museu Amazônico é exibido em festival de cinema em Pernambuco
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Curta-metragem de animação produzido no Museu Amazônico é exibido em festival de cinema em Pernambuco

  • Publicado: Quarta, 06 de Abril de 2022, 10h35
  • Última atualização em Quarta, 06 de Abril de 2022, 10h45
  • Acessos: 664

Por Juscelino Simões (edição) com texto de Thiago Morais

Equipe Ascom           

Foto: Thiago Morais (Miguel Lana Dessana com troféu).

O curta-metragem de animação “Cem Pilum – a história do dilúvio", produzido em 2021 pelo produtor audiovisual Thiago Morais, Museu Amazônico, foi exibido na mostra competitiva do 15º Curta Taquary, no mês de março em Pernambuco.

Com apoio do Museu Amazônico e Cara de Gato Filmes, a animação de oito minutos resgata uma das histórias contadas pelo aquarelista da etnia Dessana, Feliciano Lana, que faleceu vítima da Covid-19 em maio de 2020. O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc - Prêmio Feliciano Lana da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.

O curta de animação “Cem Pilum” foi destaque, sendo escolhido para ser o filme de abertura do Festival e recebeu o Troféu Resistência, como parte das homenagens da reabertura do Cine Teatro Santo Amaro, depois de oito anos desativado. 

O filme foi narrado por Miguel Lana, no idioma nato de Feliciano, e conta a história do dilúvio a partir das tradições orais e ancestrais do povo Dessana. O compositor César Lima assina a trilha sonora do curta, que foi composta a partir de uma pesquisa realizada com instrumentos e cantos dessanas.

Sobre o Festival

O Festival de Cinema Curta Taquary foi realizado em Taquaritinga do Norte, entre os dias 16 e 22 de março. Recebeu um número recorde de inscrições, com 777 filmes submetidos, sendo selecionados 113 curtas-metragens. Foram contemplados projetos de todas as regiões do Brasil, além de filmes de cinco países, incluindo o indicado ao Oscar “Bestia”, do Chile.

A proposta do curta de animação foi muito bem recebida pela diretora da Divisão de Museologia do Museu Amazônico, Lucy Ribeiro, que deu o apoio necessário para a execução do projeto.

“Isso é resultado de um projeto que vem sendo desenvolvido desde o início da gestão do professor Silvio Puga juntamente com a do Museu Amazônico. Iniciativas como essa do Thiago só vem ratificar a importância dos acervos que estão sob a guarda do Museu, sobretudo acervos pessoais como o de Feliciano Lana” disse o diretor do Museu Amazônico, Dysson Teles.

Durante a participação no Festival, o produtor audiovisual Thiago Morais recebeu um convite para a exibição do curta e exposição dos desenhos do Feliciano Lana no MUCA - Museu de Cinema de Animação, localizado em Gravatá, em Pernambuco, que acontece no segundo semestre deste ano.

 

Ficha Técnica – Cem Pilum

Roteiro e Direção – Thiago Morais

Produção Executiva – Saleyna Borges

Animação / Compositing – Drance Jesus

Animação / Rigging – Dominique Bonfim

Montagem - Drance Jesus e Dominique Bonfim

Narração – Miguel Lana Dessana

Trilha Sonora – César Lima

Som Direto – Helione Meireles e André Luiz

Designer – Beatriz Ferreira

Intérprete de Libras – Rafaelly Passos

Texto Original – Feliciano Lana

Desenhos Originais – Coleção Feliciano Lana / Museu Amazônico - Ufam

registrado em:
Fim do conteúdo da página