Página inicial > Últimas Notícias > Equipe do curso de Zootecnia da FCA/Ufam é classificada para etapa regional das Olimpíadas Brasileira de Zootecnia

• Publicado: Sexta, 01 de Abril de 2022, 15h43
  • Última atualização em Sexta, 01 de Abril de 2022, 15h43

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

A equipe Gallus Gallus, formada por discentes do curso de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (FCA/Ufam), foi classificada na etapa local da Olimpíada Brasileira de Zootecnia (OBZ) e agora vai enfrentar a etapa regional com equipes de outros estados brasileiros.

A coordenação do curso de Zootecnia parabeniza os alunos que compõem a equipe Gallus Gallus que teve a classificação confirmada na primeira fase da etapa local da OBZ. Nesta etapa da competição a equipe foi à única representante da Ufam classificada para a próxima fase estadual, sob a orientação da professora Roseane Pinto Martins de Oliveira. Além das equipes, alguns discentes puderam competir individualmente.

A OBZ é voltada para acadêmicos de Zootecnia de todos os períodos e de todas as partes do País, com o objetivo de testar conhecimentos adquiridos durante a graduação. A iniciativa é da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ).

A participação dos discentes neste tipo de competição é importante para a construção dos profissionais, uma vez que a realização das provas está embasada nos conteúdos das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Zootecnia e nas questões de atuação profissional em Zootecnia.

A equipe Gallus Gallus é composta pelos discentes Pedro Gabriel Carneiro de Andrade, Apolynie Fernanda da Silva Pinheiro, Alisson Lima; Lucas de Almeida dos Reis e Bárbara Souza de Araújo, com a orientação da professora Roseane Pinto Martins de Oliveira.

Além da equipe classificada, participaram da etapa local a equipe Zoocientistas da FCA (2º Lugar) composta pelos discentes Larisa Braga Ferreira, Rivaldo Guimarães de Souza, Laiane Ferreira de Souza, Rayana Pomar Tavares e Barbara Gabrielle dos Santos Crestani, e tem como orientadora a professora Janaína Paolucci Sales de Lima e a equipe GENPRA do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Ufam de Parintins (ICSEZ/Ufam) que teve a participação dos estudantes Evelyn da Silva Andrade, Bárbara Yohanna da Silva Santos, Redley da Silva Nunes Tavares,  Thaynara Gama Andrade e Francineide de Jesus da Costa, com orientação do professor Michel do Vale Maciel.

“A iniciativa é válida porque competir em uma olimpíada nacional é muito importante. Saímos da nossa zona de conforto e buscamos resoluções de conteúdos trabalhados em sala de aula, mostramos nossa habilidade técnica. Estamos muito felizes com a classificação de nossos alunos representando a Ufam, reflexo de qualidade do ensino-aprendizagem e que os tornam mais confiantes de seu potencial e ficam preparados para provas de caráter técnico”, afirmou a orientadora do grupo Gallus Gallus, professora Roseane de Oliveira.