Página inicial > Últimas Notícias > III Jornada de Folkcomunicação e V Encomtins estão com inscrições abertas. Eventos ocorrem no mês de junho, em Parintins

• Publicado: Quinta, 31 de Março de 2022, 15h13
  • Última atualização em Quinta, 31 de Março de 2022, 15h25

A apresentação do grupo musical ‘Ajuri’, no hall do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), ocorrido no dia 23 de março, marcou o lançamento da III Jornada Pan-Amazônica de Folkcomunicação e do V Encontro de Comunicação de Parintins (Encomtins). Os eventos acontecem entre os dias 20 e 22 de junho de 2022, em Parintins, compreendendo mesas temáticas, conferências, apresentação de artigos científicos e apresentações artísticas.

As inscrições e submissões de trabalhos podem ser feitas pelo site:  https://doity.com.br/jornada-encomtins

O lançamento contou com a presença das direções do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia e da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (ICSEZ/Fic/Ufam), docentes e estudantes do campus de Parintins.

A III Jornada Pan-Amazônica de Folkcomunicação reunirá pesquisadores, professores, estudantes, comunidades artística e jornalística, atores sociais ligados ao campo da cultura, voltados para a  pesquisa das transformações da cultura e dos processos de comunicação nas manifestações populares. "A jornada internacional consolida Parintins como um polo de pesquisa folkcomunicacional na Amazônia e oportuniza a troca de saberes e experiências entre estudantes e professores da região, com pesquisadores de outros países e intelectuais de renome nacional", explicou o professor Allan Rodrigues, diretor da Fic e integrante da coordenação do evento. Entre os convidados confirmados estão pesquisadores da Colômbia, do Rio de Janeiro e da presença da jornalista Eliane Brum.

O V Encomtins abordará os desafios do campo científico e epistemológico da comunicação e do jornalismo diante dos diversos contextos de crises de saúde, econômica, ambiental e humanitária que envolvem, especialmente, os povos amazônicos e as comunidades tradicionais. "Funcionará como espaço de interação entre pesquisadores, teóricos, profissionais, estudantes e o público envolvido com as temáticas discutidas, em busca de estimular a partilha de conhecimentos e fomentar a reflexão sobre novas possibilidades e abordagens para os estudos e práticas comunicacionais e jornalísticas brasileiras", disse o professor Marcelo Rodrigo, coordenador do Encomtins.

Em 2018, os eventos já foram realizados em Parintins, com grande sucesso, por meio da parceria entre a Fic e o ICSEZ. A atual direção do Instituto reafirmou o apoio aos eventos e a manutenção da parceria entre a duas unidades. "Daremos todo o apoio institucional necessário para que sejam exitosos, como coordenadora do Curso de Serviço Social, em 2018, pude conhecer de perto e ajudar os eventos. O ICSEZ estará sempre aberto a parcerias que resultem em uma melhor formação para nossos professores e estudantes", garantiu a diretora do ICSEZ, professora Sandra Helena.