Ufam participa da Campanha da Integridade da CGU
A Controladoria Geral da União (CGU) lançou a Campanha #INTEGRIDADESOMOSTODOSNOS, que aborda temas específicos para apoiar não só órgãos e entidade federais nas ações e promoções para um ambiente transparente, mas a sociedade como um todo.
O Departamento de Estruturação e Processos Institucionais da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Amazonas (Depi/Proplan) é a Unidade Gestora de Integridade que atua na coordenação do Programa de integridade no âmbito da Ufam. A Unidade Gestora de Integridade visa estabelecer medidas para prevenção, detecção, punição, remediação de atos de fraude e corrupção na instituição.
Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE, a integridade é uma pedra fundamental da boa governança, uma condição para que todas as outras atividades do governo não só tenham confiança e legitimidade, mas também que sejam efetivas. Para a Organização Internacional, promover a integridade e a prevenção à corrupção no setor público é essencial não só para preservar a credibilidade das instituições públicas em suas decisões, mas também para assegurar um campo propício para os negócios privados.
Deste modo, a adoção de medidas e ações voltadas para a prevenção de atos contrários ao interesse público são necessárias para a governança pública e fortalecimento da imagem institucional junto à sociedade e aos órgãos de controle, garantiu a administradora. O envolvimento da Universidade significa estar de acordo com as recomendações da CGU que é promover ações que mitigam os riscos para a integridade.
Para a OCDE, a integridade implica que os responsáveis pela gestão dos assuntos públicos não só cumpram o mínimo exigido por lei, mas também pautem o seu comportamento de acordo com valores bem definidos e comuns a toda a administração, com o objetivo de dar sempre prioridade ao interesse público sobre o privado.
Por isso, é fundamental fortalecer o exercício do serviço público, por meio de comportamentos íntegros, a fim de enaltecer seus valores, gerando um ambiente de trabalho e interpessoal saudável, mais confiante e que se reflita no serviço prestado à sociedade.
Os servidores públicos são o eixo fundamental das entidades e órgãos, portanto, o fortalecimento da integridade deve ser realizado de mãos dadas com as pessoas que neles trabalham.
Seja coerente com seus valores íntegros e nas suas ações diárias; não basta dizer, tem que fazer!
Fique de Olho! Integridade pública interessa a todos!
gov.br/cgu/integridade
Redes Sociais