Página inicial > Últimas Notícias > Propesp realiza aula inaugural da pós-graduação do ano letivo de 2022

Propesp realiza aula inaugural da pós-graduação do ano letivo de 2022

• Publicado: Terça, 29 de Março de 2022, 23h59
  • Última atualização em Quarta, 30 de Março de 2022, 00h06

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas (Propesp/Ufam) realizou nesta terça-feira, 29, a abertura do ano letivo dos programas de pós-graduação da Instituição com a aula inaugural proferida pela professora da Universidade de Brasília, Margarete Connie MacManus, intitulada “A importância da internacionalização nos cenários nacional e internacional”.

O reitor da Ufam fez a abertura oficial do evento e a mesa de honra virtual contou com a participação da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Selma Baçal, que presidiu a cerimônia remota, da diretora do Departamento de Acompanhamento e Avaliação da Pós-Graduação, professora Adriana Malheiro Alle Marie e da doutoranda do Programa de Pós-Graduação de Química e representando os estudantes da pós-graduação da Ufam, Priscila Duarte, e a palestrante, professora da UnB, Margarete Connie MacManus.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação agradeceu a presença de estudantes, professores, comunidade interna e externa. “Quero agradecer aos presentes nesta solenidade, como também aos que nos acompanham de forma remota nessa transmissão. Estamos iniciando o ano letivo de 2022 e convidamos a professora Margarete  Connie MacManus da Universidade de Brasília para ministrar a aula inaugural que versará sobre a importância da internacionalização das universidades”, destacou.

“Quero dizer da nossa alegria de participar da abertura da pós-graduação do semestre letivo deste ano com o tema da aula inaugural importante para nossa Instituição que é a internacionalização. Somos uma Universidade que está situada numa área de interesse internacional e por isso a importância da pesquisa para ampliar o conhecimento da região. Estamos trabalhando cada vez mais para nos inserirmos no meio acadêmico mundial com o aumento de pesquisadores nos programas de pós-graduação. Penso que a palestra da professora Connie MacManus, na abertura do ano letivo, é oportuna para o momento porque vai nos colocar cenários e possibilidades sobre o tema. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação tem trabalhado arduamente para isso”, ressaltou o reitor Sylvio Puga.

A estudante do Programa de Pós-Graduação em Química da Ufam,  destacou a satisfação de participar da aula inaugural e estar representando os estudantes de pós-graduação da Ufam. “É uma satisfação estar aqui iniciando as atividades acadêmicas de 2022 da pós-graduação, nessa aula inaugural, principalmente por conta do nosso último período nesses dois anos. O Brasil e o mundo sofreram com a pandemia da Covid-19, mas acredito que a ciência teve um papel importantíssimo nesse desafio de garantir o melhor caminho para vencer a doença. A pós-graduação em nosso País viveu um dos maiores retrocessos no último período, não só pela redução das bolsas, mas muito mais pela dificuldade de concluir pesquisas em função da pandemia”, afirmou.

A diretora do Departamento de Acompanhamento e Avaliação da Pós-Graduação, professora Adriana Malheiro Alle Marie, ressaltou o momento em que o retorno presencial se afirma e que a universidade é um espaço de pluralidade e conhecimento. “Quero saudar nossos queridos alunos e alunas, professores e professoras presentes nesta solenidade. Hoje estamos aqui mais uma vez para darmos as boas-vindas aos novos alunos ingressantes do primeiro semestre de 2022 da pós-graduação da Ufam, como também queremos consagrar os alunos veteranos. Esse é um momento ímpar porque estamos retornando gradativamente as atividades acadêmicas, com segurança, e cheios de esperança que nossas vidas voltem ao normal, se é que algum dia a gente vai ter aquela normalidade que nós consideramos de antes da pandemia. Quero dizer a vocês que a universidade é um local de pluralidade onde as diferenças devem ser respeitadas, onde haja respeito mútuo e onde esse respeito deve prevalecer. Devemos conhecer nossos direitos, mas também os nossos deveres quanto a ser estudante. A universidade é um local onde adquirimos muito conhecimento e é bom a gente destacar aqui que o conhecimento é a nossa melhor arma. O conhecimento empodera as pessoas e com isso nós podemos mudar o mundo. Essa Universidade que acolhe, que é mãe de todos e que a gente recebe os nossos alunos está à disposição para atender. Sejam todos bem-vindos ao primeiro semestre do ano de 2022”, disse.