Página inicial > Últimas Notícias > 'Virada de chave' marca a implantação do SEI no HUGV/Ebserh

'Virada de chave' marca a implantação do SEI no HUGV/Ebserh

• Publicado: Segunda, 12 de Agosto de 2019, 14h31
  • Última atualização em Terça, 13 de Agosto de 2019, 09h29
  • Acessos: 1961

Por Alberto Fermin
Ascom HUGV/Ebserh

Na manhã desta segunda-feira, 12, o Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV/Ebserh), realizou a cerimônia de 'virada de Chave', que marca a adesão do hospital ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O evento ocorreu no nono andar do hospital e foi presidido pelo Superintendente do HUGV, Júlio Lima e pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, contando ainda com a presença de gerentes, chefias de divisão, setores e unidades que compõem a gestão do HU.

O reitor da Ufam, Sylvio Puga, se declarou emocionado com o momento que concretiza o objetivo antigo de modernizar os processos e a gestão de documentos no âmbito da universidade e de seus órgãos colegiados. “Quando assumimos a administração da Ufam, tínhamos o objetivo de modernizar as tramitações de processos institucionais. A partir de hoje, os documentos neste hospital universitário serão assinados desta forma. É assim que vamos avançando, com calma, com tranquilidade, com união”, declarou o reitor.

O superintendente do HUGV, Júlio Lima, assinou online a portaria que determina a adoção do SEI no hospital, sendo o primeiro processo a tramitar nesse sistema. Com essa assinatura, a adesão do HUGV ao SEI está oficialmente inaugurada. “Estamos sempre buscando evoluir, implantar melhorias e novas alternativas de agir com mais eficácia – querendo sempre voar mais alto. E a implantação do SEI é um destes voos. É um avanço, vai racionalizar nossos processos, diminuir custos e dirimir riscos. Este período de adaptação pode ter alguns percalços, mas todos juntos vamos decolar para esse voo, e para isso conto com a colaboração de todos”, declarou.

SEI

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é um sistema desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedido gratuitamente à Administração Pública, que atua como uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos que permite a produção, a edição, a assinatura e o trâmite de documentos dentro do próprio sistema. Seus Principais benefícios são o acompanhamento de processos online e assinatura de documentos; aumento da produtividade e diminuição do uso do papel; um sistema intuitivo, com boa navegabilidade e usabilidade; acesso remoto por meio de diversos tipos de equipamentos como notebooks, tablets e smartphones, além da melhoria nos fluxos de trabalho e agilidade na tramitação.

Com a implantação do Sistema, todos os documentos do Hospital passam a tramitar via SEI, gerando economia e agilidade nos processos. A tramitação de processos entre as unidades da Rede Ebserh que já utilizam a ferramenta deverá ocorrer somente por meio eletrônico. Caso seja necessário tramitar um processo para uma unidade que não utiliza o SEI, a tramitação ainda deverá ocorrer por meio físico, com processos em papel. Até o final de 2019, está prevista a implantação do SEI em todas as unidades da Rede Ebserh.

Sobre Ebserh

O HUGV faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.