Página inicial > Últimas Notícias > Reitor confere grau a formandos do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Ufam

• Publicado: Quinta, 24 de Março de 2022, 18h19
  • Última atualização em Sábado, 26 de Março de 2022, 00h19

“Quando vocês entraram na Ufam eram diamantes brutos e agora saem daqui lapidados por meio da ciência”, Sylvio Puga

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, conferiu na manhã desta quinta-feira, dia 24, às 9h, a outorga de grau à distância aos formandos do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (Faced/Ufam), turma professora Arlene Araujo Nogueira, do segundo semestre do ano de 2020.

A sessão solene foi presidida pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, e pelo diretor da Faculdade de Educação, professor Cláudio Gomes da Victoria. A composição da mesa de honra virtual contou com a participação da paraninfa do curso, professora Maria da Conceição Monteiro Ferreira, a patronesse do curso, professora Marinês Viana de Souza, a coordenadora do curso matutino, professora Thaiany Guedes da Silva, o coordenador do curso vespertino, professor Márcio de Oliveira e a homenageada com o nome da turma, professora Arlene Araujo Nogueira.

Em seu discurso, o reitor destacou o papel da Universidade na formação de profissionais críticos que passam a transformar, por meio da intervenção educacional, a sociedade. “Parabéns a todos e a todas neste dia tão especial e desejo que tenham uma jornada profissional de sucesso. Vocês tiveram grandes professores e professoras em suas trajetórias acadêmicas e isso faz diferença na vida profissional. Vocês vão carregar para o mercado de trabalho a marca da Universidade mais antiga do País como uma referência acadêmica de qualidade. Continuamos formando profissionais críticos que irão transformar a sociedade por meio de suas ações em vários setores, principalmente, na educação. Acredito que a educação é o grande instrumento para diminuir as desigualdades. Muitas pessoas conseguiram transformar suas vidas por meio da educação. Nós fazemos a semeadura, os frutos virão daqui a alguns anos. Quando vocês entraram na Ufam eram diamantes brutos e agora saem daqui lapidados por meio da ciência”, afirmou.

“Falar de gratidão é desafiador, fazer memória um desafio. Nossa trajetória profissional começou com uma escolha. Enfrentamos um percurso de estudos, o desafio de uma prova longa e extenuante de uma seleção. A alegria da aprovação foi no primeiro semestre de 2016. Assumimos uma importante decisão de nos capacitarmos para sermos úteis aos alicerces da educação e nos tornarmos pedagogos e pedagogas. Quanta expectativa de iniciamos a nossa vida acadêmica. Nossa trajetória durante o curso foi repleto de desafios e, a todo o momento, colocar à prova do quanto nós fomos fortes nesse caminho repleto de dificuldades e de muitos aprendizados. Quantas vezes tivemos que acordar cedo pra ir para Faced, tendo que enfrentar o 352, 125 ou 616. E muitas vezes contar as moedas para completar o almoço no Restaurante Universitário. Foram muitos desafios até chegar neste ato solene. Tínhamos que conciliar as demandas da graduação e dos problemas pessoais. Hoje, diante de uma educação para a vida, temos sujeitos singulares e oriundos de múltiplas realidades. Obrigado aos professores que por causa da pandemia tiveram que se reinventar em suas práticas dominando novas tecnologias para uma nova realidade do ensino. Obrigado a todos. Finalizamos nossa corrida com o sentimento de dever cumprido e de muita felicidade com todos aqueles que acreditaram e foram incentivos para que nós concluíssemos nossa missão e chegarmos neste dia”, afirmou o orador da turma, José Lucas Bentes da Cunha.

A paraninfa da turma, professora Maria da Conceição Monteiro Ferreira, afirmou da convicção de ter contribuído para a formação da turma. “Agradeço por ser a paraninfa da turma, mas estou representando todo o corpo docente e administrativo da Faculdade de Educação. Cumprimento vocês e suas famílias e gostaria de abraçá-los pessoalmente e expressar os sentimentos de carinho que temos por cada um de vocês. Tenho a plena convicção de que contribuímos para a formação de vocês, apesar de estarmos vivendo um momento tão difícil de nossas vidas, com momentos de insegurança política e econômica no Brasil. É um grupo seleto de pedagogos que fará um trabalho com perspectivas de dar mais qualidade social para nossas crianças, jovens e adultos amazonenses. Digo isto porque tive o privilégio de conviver um pouquinho com cada um. Vocês que nos ensinaram com suas experiências durante os debates realizados nas atividades de ensino de pesquisa ou extensão ou durante as conversas informais. Tenho certeza que todos terão sucesso em suas carreiras profissionais”, destacou a professora.

O diretor da Faculdade de Educação, professor Cláudio Gomes da Victoria, destacou o momento único na vida dos egressos. “Hoje é uma manhã especial que marca a formatura de mais um grupo de egressos dessa nossa Universidade, dessa nossa Faculdade. Aproveitem esse momento único porque isso só ocorre na graduação. No mestrado e no doutorado é uma cerimônia individual, não tem um grupo como nesta solenidade. Então, aproveitem, comemorem essa cerimônia. Passamos e ainda estamos vivendo momentos difíceis. Tenho certeza do empenho de cada um servidor para oferecer o melhor para vocês. A Faculdade de Educação permanece de portas abertas para recebê-los ou recebê-las para outros projetos, com os profissionais da nossa renovada Faced apesar dos momentos difíceis que ainda atravessamos. Parabéns pelo momento festivo e que possamos construir uma educação pública de qualidade na Amazônia”, afirmou.

Formandos turma professora 'Arlene Araujo Nogueira'

1. ANDERSON EDUARDO BAIMA PEREIRA