Página inicial > Últimas Notícias > INC realiza outorga de grau a formandos de sete cursos

INC realiza outorga de grau a formandos de sete cursos

• Publicado: Quarta, 23 de Março de 2022, 12h11
  • Última atualização em Quarta, 23 de Março de 2022, 12h13

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom

A cerimônia de outorga de grau a distância aos formandos dos cursos de Administração, Antropologia, Ciências Agrárias e do Ambiente, Ciências: Biologia e Química, Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Espanhola e Pedagogia, do Instituto de Natureza e Cultura, da Universidade Federal do Amazonas (INC/Ufam),  relativo ao segundo semestre do ano de 2020, ocorreu nesta terça-feira, 22, com transmissão pelo Canal da Ufam (Youtube). A sessão solene foi presidida pela vice-reitora, professora Therezinha Fraxe e pelo diretor do INC, professor José de Ribamar da Silva Nunes.

Durante seu pronunciamento, após cumprimentar as autoridades, familiares e parentes de forma remota, a vice-reitora, professor Therezinha Fraxe, disse que se sente honrada em participar da colação de grau, em razão da tamanha diversidade existente naquele Instituto. Ela destacou a participação dos professores e daqueles que participam de maneira árdua na formação dos discentes e, por conta disso, Fraxe disse ainda que, existe uma grande luta na Universidade pela regionalização da fronteira. Ela relatou também quanto às dificuldades na comunidade durante a pandemia da covid-19, que ora foram narradas pelos oradores durante seus discursos.

“Benjamin Constant não está somente na fronteira, mas, principalmente dentro de uma das maiores áreas da diversidade Amazônica. E, sabemos que é tão rica essa Unidade da Universidade”, completou.

Fraxe parabenizou os novos profissionais, mas que, a parabenização vai além disso; pois, destacou a resiliência dos discentes no enfrentamento das distâncias que, apesar de se conhecer a região, é difícil a mobilidade. Nesse sentido, Fraxe dá importância ao INC para o Amazonas, assim como para a Amazônia. A distância é real entre a capital e o município, comentou a vice-reitora que fez comparação sobre a locomoção de avião e barco, além de comenta que na região a contagem da distancia não ocorre em quilômetros, mas sim, em horas.

A vice-reitora se sente grata com o INC pela competência e profissionalismo com a entrega à sociedade Amazônica uma quantidade e diversidade de profissionais qualificados nos 7 cursos em questão.

Para o professor José de Ribamar da Silva Nunes, diretor do INC, há um tempo o mundo era completamente diferente aos discentes, pois iniciaram uma trajetória e criaram grande expectativa para esse dia, o qual cumpre grande parte dessa expectativa. “Muito do que vocês esperavam receber nesse dia, foram recebendo durante ao longo do caminho. Vocês foram recebendo dia após dia, cada disciplina feita, cada atividade entregue, cada momento fazendo trabalho na casa dos colegas, amigos, tudo isso foi parte do reconhecimento, do retorno que a Universidade tem a oferecer a cada um de vocês”, disse.

“O melhor nem sempre é a chegada, muitas das vezes, o melhor que nós temos é a trajetória, é o caminho”, completou o diretor do INC.

A professora Geise de Góes Canalez, paraninfa e oradora dos cursos, disse  que a consciência da cerimônia de formatura, em formato híbrido, marca o início de uma transposição de uma longa luta que todos enfrentaram. Para ela, os formados com coragem e determinação superaram durante dois anos o surto pandêmico.

Ela destacou os 15 anos de atividades do INC, atendendo os nove municípios do Alto Solimões, e que trás como característica principal, o  lema dos povos da região: natureza e cultura.

Confira a lista dos formandos de acordo com os cursos do INC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE CIÊNCIAS: BIOLOGIA E QUÍMICA

BRUNO OLIVEIRA DOS SANTOS