Página inicial > Últimas Notícias > Reitor profere palestra na Semana de Acolhida ao calouro de Medicina

Reitor profere palestra na Semana de Acolhida ao calouro de Medicina

• Publicado: Segunda, 12 de Agosto de 2019, 12h12
  • Última atualização em Segunda, 12 de Agosto de 2019, 15h42

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Nesta segunda-feira, 12, iniciou o segundo semestre letivo na Universidade Federal do Amazonas.  O reitor, professor Sylvio Puga, prestigiou a solenidade de acolhida aos novos estudantes do curso de Medicina. O evento foi realizado no auditório Dr. Zerbine.

Ao discursar, ele destacou o permanente apoio da Administração Superior às unidades acadêmicas da Universidade. “Sei o quanto o caminho foi árduo até a aprovação para a Faculdade de Medicina. Mas digo a vocês que isso significa apenas o início de uma longa jornada. Aqui na Ufam vocês terão acesso a professores com excelente formação, e enquanto vocês se dedicam ao curso, nós, da administração superior, procuraremos atender a todas as demandas dos cursos da melhor maneira possível e, daqui a seis anos, quando vocês saírem daqui da Universidade com o diploma, vocês levarão o nome, a marca da nossa instituição e deverão sempre honrar o nome de nossa Universidade sendo profissionais de destaque em sua respectiva área”, disse o reitor.

A diretora da Faculdade de Medicina, professora Ione Brum, ressaltou os serviços de apoio ofertados aos alunos. “Percebo que nesta turma há várias alunos de outros estados e isso significa que estarão correndo atrás do sonho de vocês afastados da família. Muitos vão sentir a falta de proximidade física da família. Aconselho aos que sentirem alguma dificuldade que procurem a nossa coordenação ou a nossa direção. Aqui temos um corpo clínico disposto a ajudá-los. Sabemos do esforço de todos vocês para estarem aqui e espero que vocês durante a jornada façam amigos para o resto da vida”.

Calendário acadêmico

A coordenadora do curso, pediatra Camila Paiva, orientou os novos alunos quanto ao calendário acadêmico. “No site da Pró-reitoria de Ensino de Graduação há vários formulários importantes para vocês, como o de justificativa de faltas, de solicitação de matrículas em disciplinas, mas peço que tenham especial atenção com o calendário acadêmico. Já aconteceu de alunos que moram em outros estados comprarem passagens em pleno período de provas finais. O ideal é que comprem comprem com as datas a partir do fim do calendário acadêmico para que não tenham prejuízos e dissabores”.

Expectativas

Mayara de Souza Tostes é uma das alunas que veio de outro estado para estudar na Ufam. Ela tem vinte anos e veio do Rio de Janeiro atrás do sonho de cursar Medicina. “Sou do interior do Rio de Janeiro e hoje começo minha jornada no curso de medicina na Ufam. Com muitas expectativas e receios, chego a Manaus e espero que toda experiência seja válida e construtiva, que a Mayara que está entrando hoje saia, seis anos depois, como uma médica humana e apaixonada pelo que faz, com a certeza de que fez a escolha certa”, afirmou a aluna ingressante.

Egresso da Escola Estadual Rui Araújo, Ilson Marcelos de Souza Júnior, 26,  afirma que deseja ter uma formação médica humanista. “A expectativa é ter uma formação focada na realidade local e poder contribuir com a sociedade promovendo a saúde e me tornar um ser humano melhor. Sinto muito orgulho de fazer parte desta instituição centenária em um curso tão concorrido”, declarou.