Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Reitor Sylvio Puga confere outorga de grau a 22 formandos do IEAA
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Reitor Sylvio Puga confere outorga de grau a 22 formandos do IEAA

  • Publicado: Quinta, 17 de Março de 2022, 16h54
  • Última atualização em Sexta, 18 de Março de 2022, 18h16
  • Acessos: 929

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, conferiu na manhã desta quinta-feira, dia 17, às 9h, a outorga de grau a distância aos formandos dos cursos de Agronomia, Ciências: Biologia e Química, Ciências: Matemática e Física, Engenharia Ambiental, Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Pedagogia do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (IEAA/Ufam), do segundo semestre do ano de 2020.

A sessão solene a distância foi presidida pelo reitor e pela diretora do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, professora Ana Cláudia Fernandes Nogueira.  A composição da mesa de honra virtual contou com a participação da paraninfa do curso de Agronomia, professora Perla Joana Souza Gondim, o paraninfo do curso de Ciências: Biologia e Química, professor João Henrique Frota Cavalcanti, a paraninfa do curso de Ciências: Matemática e Física, professora Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira; a paraninfa do curso de Engenharia Ambiental, professora Kátia Gonçalves Gutierrez; a paraninfa do curso de Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa, professora Elis Regina Fernandes Alves; e a paraninfa do curso de Pedagogia, professora Francisca Chagas da Silva Barroso.

A mestre de cerimônia, Terezinha de Jesus Botêlho, fez o registro da participação do patrono do curso de Agronomia, senhor Danilo Pinheiro da Silva, a patronesse do curso de Ciências: Biologia e Química, professora Viviane Vidal da Silva; o patrono do curso de Ciências: Matemática e Física, Paulo Roberto de Oliveira Leão; a patronesse do curso de Engenharia Ambiental, professora Agnes Cristina Oliveira Mafra; a patronesse do curso de Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa, professora Danielle Gonzaga de Brito; a patronesse do curso de Pedagogia, professora Maria Isabel Alonso Alves; e o registro do homenageado com o nome da turma do curso de Agronomia, professor Alessandro Machado da Silva (in memoriam). 

O reitor destacou o papel da Universidade na formação de profissionais críticos que passam a transformar, por meio da intervenção educacional, entre outras áreas, a sociedade e que são os mais procurados no mercado de trabalho. “Parabéns a todos e a todas neste dia tão especial. Desejo que todos tenham uma jornada profissional excelente. Vocês tiveram grandes professores e professoras em suas trajetórias acadêmicas e isso faz diferença na vida profissional. A marca da Ufam vocês vão carregar para o mercado de trabalho. A Instituição continua com as mesmas dificuldades, mas continuamos formando profissionais críticos que irão transformar a sociedade por meio de suas ações em vários setores, principalmente, no campo da educação. Quero que vocês levem o nome da Ufam como uma referência acadêmica de qualidade. Todas as falas anteriores, dos agora formados, foram falas de gratidão, mas com emoção. Percebi que todos se pronunciaram com o sentimento mais puro que brota da alma. Daqueles que tiveram uma longa trajetória de dificuldades como foi falado por todos, mas que chega hoje ao seu ápice. É uma vitória que a partir daqui passa a ser o início de uma nova caminhada, seja para a pós-graduação, seja para o mercado de trabalho. Vocês concluíram uma etapa da vida muito importante, conscientes de que a Universidade ofereceu tudo que ela pôde oferecer, com as suas limitações, mas com a imensa força de vontade de vê-los chegar até aqui”, destacou o reitor.

“Cumprimento às coordenações acadêmicas e administrativas do Instituto de Educação e a cada formando, agora bacharéis e licenciados, neste ato de outorga de grau. Infelizmente as metas estabelecidas há mais de 20 anos no Plano Nacional de Educação, entre elas a que vai acabar com o profissional leigo na educação, não foi atingida, principalmente na Amazônia, mas oferecemos a vocês tudo o que pudemos. Procuramos ao longo de todo o processo de formação de vocês, resolver essas lacunas que estavam para além da nossa capacidade, haja vista todas as perdas de orçamento que as universidades federais têm enfrentado nos últimos anos. Espero de todo o coração que tudo que foi fornecido a vocês, por meio dos professores e professoras, dos técnico-administrativos, trabalhadores terceirizados do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, tenha sido minimamente suficiente para ajudar vocês a serem bons profissionais. Os melhores profissionais para que não esqueçam de defender a Educação Superior pública, gratuita, laica e inclusiva. Gostaria de fazer uma homenagem a dona Cleonice Souza, do curso de Pedagogia. Quero desejar a todos que possam ter ao longo da vida a persistência, a dedicação que a dona Cleonice teve. Que ela seja para cada um e para cada uma de vocês um grande exemplo. Sucesso e um grande agradecimento a dona Cleonice a quem eu gostaria de homenagear neste momento”, afirmou a diretora do IEAA, Ana Cláudia Fernandes Nogueira.

A já egressa do curso de Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa, Lara Glennys Batista Torres, afirmou que é um momento de agradecer e de muita felicidade para os colegas, como também para as famílias. “É com muita alegria e com o coração cheio de gratidão que hoje nos apresentamos aqui. É um dia para ser recordado durante muito tempo, um momento único que ficará na nossa memória. Nossa caminhada foi longa, cheia de desafios até chegar aqui. Nossa persistência nos trouxe a este momento, é uma sensação de liberdade. Obrigada família, professores, amigos, que juntos possamos caminhar para dias melhores. Gostaria muito de agradecer a professores como a Elis Regina que me ensinou a gostar de literatura inglesa, Danielle Gonzaga que me ensinou a gostar de inglês e ao professor Barroso que foi um alicerce muito grande durante a minha formação e foi meu orientador. Agradeço vocês e aos meus amigos que construí durante este caminho como a Raquel Camila. Meu muito obrigado”, disse a egressa.

 

 

FORMANDOS DO CURSO DE AGRONOMIA 

  1. FELIPE DA COSTA WECKNER
  2. JULIANA MALTA DE ASSIS
  3. LEONE DOS SANTOS ZOPPI
  4. THALITA SILVA MARTINS
  5. PAULO PEDRO TORRES BARROS FILHO

 

FORMANDOS DO CURSO DE CIÊNCIAS: BIOLOGIA E QUÍMICA                                                                        

 

  1. AURISONIA DOS SANTOS SILVA
  2. CAROLYNE CRISTINA DA SILVA GOMES
  3. FELIPE LENON DA COSTA LEITE
  4. SARAH PINTO RAMOS

 

         FORMANDO DO CURSO DE CIÊNCIAS: MATEMÁTICA E FÍSICA

 

  1. TAHIS MELO DE LIMA

 

FORMANDOS DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

 

  1. ELEY RUTE OLIVEIRA DA COSTA
  2. MARLISON WILLIAMES RODRIGUES DE SOUZA NETO
  3. NATALIA BARBOSA DE ANDRADE
  4. SABRINA PAIVA FERREIRA
  5. SARA ANGELICA SANTOS DE SOUZA

 

FORMANDOS DO CURSO DE LETRAS: LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA INGLESA

 

  1. ILANA BARBARA DOS SANTOS MENDONCA
  2. LARA GLENNYS BATISTA TORRES

 

FORMANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA

 

  1. ANTONIA ALVES DE SOUZA
  2. CLEONILDE SOUSA FERREIRA
  3. JOSE EDILSON DE LIMA MENDONCA
  4. JOSILIANA ABREU ALVES
  5. RAIMUNDA ROSA ADE AGUIAR TRINDADE

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página