Página inicial > Últimas Notícias > Obra da Biblioteca do Setor Sul avança no cronograma

Obra da Biblioteca do Setor Sul avança no cronograma

• Publicado: Sexta, 09 de Agosto de 2019, 16h16
  • Última atualização em Quinta, 15 de Agosto de 2019, 11h30

Os quatro pavimentos terão salas de estudos, de atendimento e de videoconferência, enquanto o acervo será em torno de 20 mil títulos e 56 mil exemplares, entre livros, periódicos, TCCs, dissertações e teses

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

O prédio, que terá 4,3 mil metros quadrados e está orçado em R$5,9 milhões, já começou a tomar forma. Localizada nas proximidades da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Setor Sul do Campus Sede da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Biblioteca Setorial Sul foi projetada para atender mais de sete mil usuários Pergamum da graduação e da pós-graduação alocados naquelas unidades.

Com entrega prevista para o mês de maio de 2020, o bloco terá quatro pavimentos, nos quais funcionarão armazéns (recintos para disposição das obras), salas de estudo, salas de atendimento, salas de videoconferência, acervo de periódicos, banheiros, copa, copiadora, lanchonete e salas técnicas. Cada piso terá uma área de aproximadamente 1.000 metros quadrados.

O reitor, professor Sylvio Puga, reafirma que o projeto visa a acompanhar o crescimento da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) nas próximas duas décadas. “Pensando na constante expansão da Universidade, ousamos construir um espaço moderno e arrojado para a nossa comunidade. Dentro dos próximos 20 anos, a Biblioteca ainda terá capacidade de atender nosso público acadêmico com muita tranquilidade”, assegura o gestor da Instituição.

De acordo com a prefeita do Campus, arquiteta Carmem Guimarães, o cronograma está sendo cumprido conforme determinado no projeto. "Já finalizamos a parte da fundação da obra e estamos realizando a concretagem da primeira laje, bem como a infraestrutura de instalações. Na sequência, serão edificadas as próximas lajes, etapa que se seguirá com a parte estrutural da obra, que é o emboço e a alvenaria, que chamamos de obra bruta", explica ela.

Acervo & Demanda

O prédio terá um acervo em torno de 20 mil títulos e 56 mil exemplares, sendo este dividido entre livros, periódicos, TCCs, dissertações e teses. Segundo a gestora do Sistema de Bibliotecas da Ufam (Sistebib), TAE Célia de Lira, o avanço é evidente, isso porque, depois de concluída a obra, o espaço disponível será mais de quatro vezes maior que os cerca de mil metros quadrados da edificação atualmente utilizada para a mesma finalidade.

Em detalhe, estes cursos são os que usufruirão mais diretamente do acervo: Agronomia, Fisioterapia, Bacharelado em Promoção de Saúde e Lazer, Bacharelado em Treinamento Esportivo, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Naturais, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Farmácia, Licenciatura em Ciências Agrárias, Licenciatura em Educação Física (diurno e noturno), Odontologia, Psicologia e Zootecnia. Além deles, os Programas de Pós-graduação em Agronomia Tropical, Biotecnologia, Ciência Animal, Ciência Pesqueira nos Trópicos, Ciências Farmacêuticas, Ciências Florestais e Ambientais, Diversidade Biológica, Imunologia Básica e Aplicada, Inovação Farmacêutica, Odontologia e Psicologia. Ao todo, as cinco unidades acadêmicas já instaladas no Setor Sul e mais a Faculdade de Odontologia, quando esta for instalada no Campus Sede.