Grupo GESCCOM promove palestra sobre o perfil socioeconômico, demográfico, étnico e de saúde da população Sateré-Mawé
Por Juscelino Simões
Equipe Ascom
O Grupo de Estudos em Saúde e Cultura Corporal de Movimento (GESCCOM) do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ/Ufam/Parintins) convida a comunidade acadêmica e externa a participar da palestra “Resultados do inquérito domiciliar na população Sateré-Mawé residente na cidade de Parintins: perfil socioeconômico, demográfico, étnico e de saúde”, a ser realizada amanhã, dia 15, às 15h, no auditório do ICSEZ, campus da estrada Parintins/Macunary.
A palestra é baseada em um recorte da tese de doutoramento em Epidemiologia em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz/Rio de Janeiro) do professor Marcelo Rocha Radicchi, com dados coletados com a população Sateré-Mawé na cidade de Parintins no ano de 2017 e tendo recebido financiamento do programa RH-Interiorização/Fapeam.
A linguagem será direcionada ao público externo apresentando os dados relevantes ao público assistente, tendo sido convidados a própria população Sateré-Mawé na cidade, Consórcio de Produtores Sateré-Mawé, bem como órgãos indigenistas na cidade: FUNAI e DSEI.
Sobre o GESCCOM:
O Grupo de Estudos em Saúde e Cultura Corporal de Movimento (GESCCOM) foi criado no ano de 2020 por iniciativa de professores do curso de Licenciatura em Educação Física do ICSEZ/Ufam/Parintins e encontra-se ativo e certificado pela Ufam e junto ao CNPq, contando com participação dos professores e alunos do curso, tendo como líder o docente Marcelo Rocha Radicchi e vice-líder a professora Roseane Oliveira do Nascimento.
O GESCCOM conta hoje com sete pesquisadores cadastrados (seis professores do curso e um pesquisador externo), um servidor técnico e dez estudantes, planejando expandir aos egressos do curso que estão em atividade na cidade de Parintins. São três as linhas de pesquisa: a) Atividade física e saúde; b) Dimensões socioculturais, históricas e políticas do movimento humano; c) Educação Física escolar.
O GESCCOM, além das pesquisas que têm sido conduzidas atualmente, mantém um calendário de reuniões semanais de estudo, aberta a todos interessados, alunos, egressos ou demais pesquisadores interessados, no sentido de contribuir para a formação acadêmico-científica de seus membros.
Redes Sociais