Página inicial > Últimas Notícias > Obra sobre educação no contexto amazônico será lançada no próximo dia 18 de março

• Publicado: Quinta, 10 de Março de 2022, 15h28
  • Última atualização em Quinta, 10 de Março de 2022, 15h39

O reitor da Universidade Federal da Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, a vice-reitora, professora Therezinha Fraxe e o diretor da Faculdade de Educação (Faced), professor Cláudio Gomes da Victoria convidam a comunidade universitária e geral para o lançamento do livro  “Educação em foco: reflexões no contexto amazônico” que acontece na sexta-feira, 18 de março de 2022, às 9h, no auditório Eulálio Chaves, Setor Sul, Campus Universitário.

Organizado por Brenna Paula Boaventura Corrêa Cavalcanti, Arminha Rachel Botelho Mourão, Gracimeire de Castro Torres e Carlos Augusto Gomes Almeida, o livro reúne trabalhos importantes sobre a educação no estado do Amazonas que inclui processos de inclusão. A  primeira parte aborda questões referentes ao autoconceito de adolescentes que apresentam dificuldades motoras e Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação e questões sobre a escolarização de autistas. Apresenta também, a relação dos pais com a escola no âmbito das salas multifuncionais, bem como a escolarização de jovens com déficit intelectual.

A segunda parte da obra faz referência a carreira e a formação como aspectos da valorização do magistério. Os textos discorrem sobre a carreira, a formação como caminhos da valorização e discutem o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa como percurso de formação.

E, por fim, encerra-se com a abordagem da prática docente que busca a qualidade nos processos educacionais,  versando sobre o estágio e a prática docente no contexto amazônico, além da reflexão sobre os modelos de educação integral e militar no campo da política educacional.