Página inicial > Últimas Notícias > Icet - Ufam outorga grau para 57 formandos de nove cursos

Icet - Ufam outorga grau para 57 formandos de nove cursos

• Publicado: Terça, 08 de Março de 2022, 19h14
  • Última atualização em Terça, 15 de Março de 2022, 14h49

Na tarde desta terça-feira, 8 de março, o Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (Icet/Ufam), em cerimônia online, outorgou grau para 57 discentes dos cursos de Bacharelado em Agronomia, Bacharelado em Engenharia de Produção, Bacharelado em Engenharia de Software, Bacharelado em Engenharia Sanitária, Bacharelado em Farmácia, Bacharelado em Química Industrial, Bacharelado em Sistemas de Informação, Licenciatura em Ciências: Matemática e Física, e Licenciatura em Ciências: Química e Biologia.

A solenidade foi presidida pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, e a mesa de honra foi composta pelo diretor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia e patrono do curso de Farmácia, professor Geone Maia Correa; paraninfo do curso de Agronomia, professor Geraldo José Nascimento de Vasconcelos; paraninfo, patrono e homenageado com o nome da Turma do curso de Engenharia de Produção, professor Joel Castro do Nascimento; paraninfo do curso de Engenharia de Software, professor Vandermi João Da Silva; a paraninfa do curso de Engenharia Sanitária, professora Gleica Soyan Barbosa Alves; o paraninfo do curso de Farmácia, professor Aluízio Gonçalves Brasil Júnior; p paraninfo do curso de Química Industrial, professor Elson Almeida De Souza; a paraninfa do Curso de Sistemas de Informação, professora Odette Mestrinho Passos; o paraninfo do curso de Ciências: Matemática e Física, professor Lúcio Fábio Pereira Da Silva; o paraninfo do curso de Ciências: Química e Biologia, professor Fabrício Valentim Da Silva.

Durante a cerimônia, o reitor Sylvio Puga falou sobre o compromisso da Ufam com a qualidade de ensino e a interiorização da formação. “Hoje, nesse dia tão especial, dia Internacional das Mulheres, a Ufam coloca a disposição da sociedade amazonense e brasileira 57 novos profissionais de diversas áreas, sendo 34 mulheres. Portanto, o Icet faz o que a Universidade se propõe que é levar o conhecimento a toda a nossa sociedade amazônica para que, cada vez mais, nós possamos melhorar e ampliar a qualidade de vida das pessoas. A Ufam continuará de portas abertas para recebê-los na pós-graduação ou em qualquer outra atividade”, enfatizou.

Cerimônia

A bacharela em Engenharia de Software e oradora, Arícia Kimberlyn Souza de Azevedo, emocionada proferiu discurso em nome dos cursos. A egressa refez a trajetória dos formandos e relembrou as perdas dos discentes e servidores para a covid-19. “Agradeço, em nome de todos os novos formados, aos nossos mestres pelos ensinamentos transmitidos ao longo de todos esses semestres. Aprendemos muito mais do que estava previsto na nossa grade curricular; aprendemos a escutar e entender que ninguém consegue nada sozinho. Tivemos a possibilidade de enxergar os vários caminhos que só a vida, as pessoas e o conhecimento podem nos proporcionar. Obrigada aos professores e técnicos por acreditarem em cada um de nós. Obrigada também aos nossos familiares, reconhecemos em vocês o nosso alicerce”, destacou.

Segundo o paraninfo dos cursos, docente Fabrício Valentim da Silva, a formatura é um dia de muita alegria para o Instituto e também é um momento ímpar na prestação de contas para a sociedade amazonense e brasileira em geral. "Profissionais como vocês juraram exercer o maior nível profissional dentro de todos os parâmetros éticos, humanos, étnicos e sociais. É importante destacar que a principal riqueza de um país não está no seu solo, nem nas grandes cidades, nem na fauna e flora; mas na capacidade de seus cidadãos e cidadãs em formar pessoas, transformar riquezas naturais e tecnológicas em produtos sustentáveis e serviços de qualidade em uma economia inclusiva e próspera para todos e todas em um planeta marcado pela paz, prosperidade e solidariedade entre todos os povos”, ressaltou.

Para o diretor do Instituto de Ciências Exatas de Tecnologia (Icet/Ufam), professor Geone Maia Correa, é simbólico que no dia 8 de março, na formatura de 57 egressos, tenha 34 mulheres; sobretudo, em um Instituto de Ciências Exatas, que é, tradicionalmente, conhecido por formar homens e por possuir em seu quadro, na sua grande maioria, homens. “Isso é fruto das lutas diárias das mulheres. São dados que mostram para a gente o quanto tem dado certo essa luta que não é só delas; é uma luta da nossa sociedade como um todo, homens e mulheres, devemos marchar sempre juntos para que possamos alcançar dias melhores. Esse é um dia especial também para a nossa comunidade porque ressalta a importância da interiorização e da instalação do Icet em Itacoatiara. Parabenizo a todos os formandos e familiares pela conquista”, finalizou.

Confira a lista de formandos:

FORMANDOS DO CURSO DE AGRONOMIA

1. ANNE GEIZA TAMER TEIXEIRA