HUGV divulga edital de seleção de bolsistas para Programa de Iniciação Científica da Rede Ebserh
Serão financiadas 10 bolsas com duração de 12 meses para projetos de iniciação científica desenvolvidos no HUGV.
O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), filiado à rede hospitalar Ebserh, divulgou na última sexta-feira, 4, o edital para seleção de bolsistas do Programa de Iniciação Científica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (PIC)/Ebserh. Serão financiadas 10 bolsas, com duração de 12 meses, para projetos de pesquisa a serem executados pelos bolsistas no HUGV.
Acesse AQUI Edital.
O edital objetiva consolidar o PIC/EBSERH e fortalecer a metodologia científica na busca de soluções de problemas enfrentados no cotidiano dos Hospitais Universitários Federais (HUFs), bem como proporcionar o contato de estudantes de graduação com técnicas e métodos científicos aplicados à área da saúde, contribuindo assim para a formação científica de recursos humanos para atuação na área de saúde, visando ampliar a empregabilidade no cenário profissional atual e futuro e para a pesquisa científica na área de saúde.
Para se candidatar, o aluno deve estar regularmente matriculado em curso de graduação da Ufam, não ter vínculo empregatício e coeficiente de rendimento acima de 5. Seu orientador deve ter o título de doutor e vínculo formal com o HU ou com a Universidade Federal do Amazonas.
Cronograma de lançamento do PIC/Ebserh HUGV-Ufam
FASES
DATA
Lançamento do Edital
03/03/2022
Período de inscrições
04/03/2022 até 01/04/2022
Divulgação dos resultados
20/04/2022
Cadastro do bolsista na Plataforma Carlos Chagas
Até 10/05/2023
Envio de documentos do bolsista pelo e-mail
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Até 10/05/2023
Submissão do relatório parcial da pesquisa na Plataforma Carlos Chagas
Outubro de 2022
Submissão do relatório final da pesquisa na Plataforma Carlos Chagas
Abril de 2023
Apresentação oral dos resultados final PIC/Ebserh 2022-2023 no 8º Encontro Científico do HUGV
Em Agosto de 2022
PIC/Ebserh
Trata-se do primeiro programa de concessão de bolsas de iniciação científica da instituição, fruto de uma parceria entre a Ebserh e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que vai distribuir 320 bolsas para alunos de graduação desenvolverem atividades de pesquisa científica nos hospitais universitários federais (HUF) vinculados à estatal.
O PIC/Ebserh concederá bolsas com duração de 12 meses e com o valor determinado pela tabela de bolsas de IC do CNPq do ano de 2021, que corresponde a R$ 400,00 mensais por aluno. Ao final do programa, será realizado um evento para apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas da Rede Ebserh.
O total de recursos aportados pela Ebserh nessa primeira edição do programa foi de 1,5 um milhão e faz parte de um conjunto de iniciativas da estatal para avançar ainda mais com campo do ensino e da pesquisa.
Cabe a cada hospital, com a elaboração do edital para seleção dos alunos, pois cada unidade hospitalar definirá as regras para seleção de seus bolsistas. Poderão participar não apenas alunos dos cursos relacionados diretamente à área de saúde, mas também de outros cursos oferecidos nas universidades, sejam da área de humanas, exatas e outras, desde que a pesquisa se desenvolva nos hospitais da Rede Ebserh.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Getúlio Vargas faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Redes Sociais