Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Ufam outorga grau a 24 formandos do Instituto de Ciências Biológicas (ICB)
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Ufam outorga grau a 24 formandos do Instituto de Ciências Biológicas (ICB)

  • Publicado: Terça, 08 de Março de 2022, 09h29
  • Última atualização em Segunda, 14 de Março de 2022, 17h04
  • Acessos: 941

Recém-diplomados são egressos dos cursos de Biotecnologia, Ciências Biológicas e Ciências Naturais

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Em solenidade presidida pelo reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, na manhã desta terça-feira, 8, finalistas dos cursos de Biotecnologia, Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) e Ciências Naturais receberam a outorga de grau.

A sessão remota foi transmitida por meio do canal da Ufam no You Tube

Além do reitor, compuseram a mesa de honra a diretora do Instituto de Ciências Biológicas, professora Rozana de Medeiros Sousa Galvão; o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Davi Lopes Neto; o paraninfo do curso de Biotecnologia e coordenador do curso de bacharelado em Ciências Biológicas,   professor Diego Sotero Barros Pinangé; o coordenador do curso de Biotecnologia, professor Cleverson Ramos; a paraninfa dos cursos de Ciências Biológicas, professora Veridina Vizone Scudeller; o paraninfo do curso de Ciências Naturais, professor Thierry Ray Jehlen Gasnier e o patrono das turmas dos cursos de Biotecnologia, Ciências Biológicas e Ciências Naturais, professor Spartaco Astolfi Filho.

Portas abertas

Durante seu pronunciamento, o reitor, professor Sylvio Puga, destacou que a Universidade continua de portas abertas para receber os recém-graduados nos cursos de mestrado e doutorado. “Aqui não é um ponto de chegada somente. Esse ato formal de solenidade de outorga de grau é um ponto de partida. Vocês vão partir para novos desafios e terão com vocês a Ufam, seja no diploma, que é a forma material de representar isso e, acima de tudo, na mente e no coração de cada um de vocês”, discursou o reitor.

Dia Internacional da Mulher

Ele também cumprimentou as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher e pediu que a diretora do ICB transmitisse seus cumprimentos às servidoras da Unidade acadêmica dirigida por ela. “Senhora diretora, transmita meus cumprimentos às técnicas administrativas em Educação e às professoras do ICB para enfatizar nossas parabenizações pelo Dia Internacional da Mulher, homenageando todo o trabalho sério e comprometido desenvolvido por elas. Todos sabem que esse dia é resultado de um processo de lutas, de enfrentamentos, inclusive a formação de vocês, recém-formadas, é um processo de luta e agora estão prontas para atuar em favor da sociedade”, discursou o gestor, que também ordenou que a cerimonialista, dona Terezinha, integrasse a foto oficial da solenidade.

Memórias

Em nome das turmas, a egressa do curso de Ciências Biológicas - bacharelado, Jordana Pimentel Nóbrega, proferiu discurso destacando as memórias dos tempos de faculdade e os colegas e professores perdidos durante a jornada acadêmica. “Meus colegas bacharéis e licenciados, passamos anos e anos estudando, com mais tempo na Universidade do que em nossas casas para recebermos nosso título hoje. Esse momento representa o esforço e o sacrifício que fizemos enfrentando a fila do RU, as tentativas de entregar exercícios a tempo, as saídas do trabalho exaustos. Muitos de nós perdemos professores, colegas que hoje não estão conosco no fim desta jornada, pessoas que sempre nos apoiaram quando mais precisamos. Amigos, as memórias e os laços permanecerão. Aos professores que nos ensinaram e nos acolheram, nossos agradecimentos. Agora que terminamos esse ciclo, outro se inicia. Alguns vão para o mestrado, outros vão ingressar na vida profissional e outros ainda não sabem o que vão fazer. O que desejo é que o sentimento de seguir sempre em frente permaneça em nós. Sucesso a todos nós!”, discursou a oradora.

Inspiração e reciprocidade

O coordenador do curso de Biotecnologia, professor Cleverson Ramos, ressaltou que, durante a pandemia, o aprendizado foi recíproco e que os recém-formados são pessoas inspiradoras por terem superado todas as dificuldades durante o processo de graduação . “Um sentimento que é compartilhado por todos nós, professores, é o de profunda alegria e satisfação ao ver nossos alunos em um momento tão singular de suas vidas. Estamos contentes por termos estado presentes nessa jornada. Enquanto coordenadores de curso, nossa missão é de orientar os discentes na resolução de pendências do cotidiano acadêmico e, mostrando o caminho das pedras, acabamos conhecendo um pouquinho de cada um de vocês. Dessa forma, é inevitável que não seja criado um laço de carinho e amizade, estreitando o vínculo entre professor e aluno. Nos últimos anos, tivemos o grande desafio de realizar tudo isso de forma remota, em meio à pandemia e aprendemos muito com vocês também, que entendem bem de tecnologia, estando sempre conectados. Muito obrigado, vocês são inspiração, vocês se formaram durante uma pandemia, superando dificuldades que só vocês sabem , enfrentando perdas de entes queridos, colegas, professores, tiveram que se reinventar e perseverar. Por tudo isso, desejo a vocês todo o sucesso desse mundo”, discursou, desejando ainda “um feliz Dia da Mulher para todas as senhoras e senhoritas”.

Empatia

A paraninfa oradora dos cursos de Ciências Biológicas, professora Veridina Vizone Scudeller, aconselhou que a palavra-chave para a vida é empatia. “Minha primeira palavra é de agradecimento. Fiquei muito feliz e emocionada por me escolherem como paraninfa desta turma. Sei o quanto esta solenidade é importante para vocês, formandos, mas, provavelmente, é ainda mais importante para seus pais, familiares e pessoas que os amam, aos quais expresso meu sentimento de respeito. A faculdade, que era um sonho, agora é uma realidade. Anos atrás vocês ingressaram na Universidade buscando conhecimento e agora possuem muitas histórias para contar, assim como muito aprendizado.Aprenderam que não será só conhecimento que será cobrado de vocês. A palavra-chave é empatia. Façam a diferença. Transformem toda essa bagagem de aprendizado em maneiras de se tornarem melhores, aprendam com os erros e sejam o melhor de vocês. Não esqueçam do juramento que fizeram aqui em nenhum dia da atividade profissional e que vocês sejam sempre instrumentos de transformação de tantas realidades quantas possam alcançar”, declarou a paraninfa.

Assista a todos os pronunciamentos da solenidade em Solenidade ICB .

 Confira a lista completa dos recém-formados:

 BIOTECNOLOGIA

1. JERSIKA CORTEZAO SIMOES

2. JOSEANA MENDES COMODARO

3. TAINARA FERREIRA FELIX

4. VERONICA GONCALVES PINTO

 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - BACHARELADO 

1. ISAMARA SILVA DOS SANTOS

2. JORDANE PIMENTEL NOBREGA

3. RACHEL NUNES MARTINS

4. RIOMAR QUEIROZ DA SILVEIRA NETO

5. VANESSA TAVARES GOMES

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA

1. AYRTON LUCAS LIMA TELES

2. ANDREZA DA SILVA

3. ELIANE SANTOS ALMEIDA

4. FABIANE MACEDO BARAUNA

5. GABRIELLE CRISTINA BARBOSA DE OLIVEIRA

6. JACKELINE DA SILVA LUCIANO

7. RENAN DA SILVA ROCHA

8. RUTH ZULAIA DE OLIVEIRA SILVA

9. SAMANTA MAGALHAES DE BRITO

CIÊNCIAS NATURAIS- LICENCIATURA

1. ARTEMIZA SOUZA DA SILVA

2. DEBORA SANTOS DA SILVA

3. DIEGO BEZERRA CARVALHO

4. HELIO AFONSO AMAZONAS JUNIOR

5. KELLYANE OLIVEIRA DO NASCIMENTO

6. SARA BRENDA SANTOS DA SILVA

registrado em:
Fim do conteúdo da página