Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Egressos e discentes indígenas da Ufam lançam livro ’Paneiro de Saberes - Transbordando reflexividades indígenas’ no próximo sábado, 5
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Egressos e discentes indígenas da Ufam lançam livro ’Paneiro de Saberes - Transbordando reflexividades indígenas’ no próximo sábado, 5

  • Publicado: Quinta, 03 de Março de 2022, 18h03
  • Última atualização em Quinta, 03 de Março de 2022, 18h08
  • Acessos: 658

texto Assessoria do Evento e editado por Irina Coelho -Equipe Ascom/Ufam

No próximo sábado, 05 de março, às 14h, o Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS/Ufam), em parceria com a Editora Mil Folhas, faz o lançamento do livro ’Paneiro de Saberes -  Transbordando reflexividades indígenas’, no Bahserikowi - Centro de Medicina Indígena e Biatuwi - Casa de Comida Indígena, localizado na Rua Bernardo Ramos, 97 - Centro, Manaus – AM. O título compreende a importância da abertura plena e simétrica da universidade à riqueza e à complexidade dos conhecimentos antropológicos indígenas.

O evento comemora 10 anos de políticas afirmativas direcionadas aos povos indígenas e é organizado por Justino Sarmento Rezende, liderança do povo Tuyuka e doutor em Antropologia pela Ufam. Quem quiser chegar para almoçar pratos da culinária indígena e conhecer o espaço, o local abre às 11h para visita e restaurante.

Sobre a obra

A publicação é composta por trechos de artigos de 12 antropólogos e antropólogas indígenas do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS). A obra dá continuidade à proposta da editora, por meio do selo Mil Saberes, de criar um espaço editorial que possibilite a ampla difusão das vozes e sabedorias dos povos indígenas, das comunidades tradicionais e da comunidade acadêmica, que buscam recriar outros mundos possíveis para as atuais e futuras gerações.

“O livro mostra como os povos indígenas estão se organizando na questão educativa, relendo e assumindo a interlocução de suas histórias, como novos agentes. Provoca novas compreensões ao leitor, ao apresentar um novo modo de pensar e descolonizar o pensamento, trazendo reflexões indígenas atuais. Cada texto transborda ou aponta outros saberes, não à toa essa palavra faz parte do título”, explica Justino Sarmento Rezende. A obra tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Autores: 

Roberto Suarez Rengifo,

Iranilde Barbosa dos Santos,

Mislene Metchacuna Martins Mendes, 

Clarinda Maria Ramos, 

Deyse Silva Rubim, 

Gilberxe Santana Penaforte,

Mayra Luz Alvarado Davila, 

Justino Sarmento Rezende,

Dagoberto Lima Azevedo, 

Silvio Sanches Barreto, 

Jaime Diakara e

João Paulo Lima Barreto

registrado em:
Fim do conteúdo da página