Página inicial > Últimas Notícias > Brasil/França – Aluna de Zootecnia vai para intercâmbio acadêmico na França

Brasil/França – Aluna de Zootecnia vai para intercâmbio acadêmico na França

• Publicado: Sexta, 09 de Agosto de 2019, 11h28
  • Última atualização em Quinta, 15 de Agosto de 2019, 10h32
Por Irina Coelho
Equipe Ascom/Ufam

Paloma Leandra Garcia Melo, aluna do nono período de Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) , embarca para Lille, norte da França, em setembro, para intercâmbio na Universidade Católica de Lille. Serão 10 meses imersa na agropecuária e cultura francesas. Paloma Melo foi contemplada com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do edital n° 10/2018, da Faculdade Ciências Agrárias (FCA/Ufam), referente ao Programa Brasil França - Agricultura (BRAFAGRI).

A Ufam, juntamente com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Federal de Goiás (UFG), faz parte do Programa BRAFAGRI que prevê 36 bolsas de graduação sanduíche para os discentes das três instituições, sendo 12 bolsas com o início das atividades em setembro. Essa é uma parceria com as instituições do grupo France Agro3 (ESA d’Angers, ISA Lille, École d’Ingénieure de Purpan e ISARA Lyon), e, como é um programa com reciprocidade, a FCA também está apta a receber estudantes e docentes franceses para missões de intercâmbio.

Segundo a discente da Ufam, aluna Paloma Leandra Garcia Melo, o Programa Brasil França- Agricultura ofereceu a chance que ela buscava para uma experiência internacional. “Eu sempre tive interesse em fazer intercâmbio, infelizmente, as limitações financeiras eram o principal entrave. Agora, graças ao Programa, poderei realizar esse desejo. Sou muito grata a Capes e a Faculdade de Ciências Agrárias pela oportunidade. As minhas expectativas para os próximos meses são as melhores possíveis”, conta.

Para o coordenador do Programa na Ufam, professor Henrique do Santos Pereira, a vivência internacional na graduação possibilita crescimento profissional orientado. “O programa seleciona, mediante concurso interno, estudantes dos cursos de Agronomia, Engenharia de Pesca, Engenharia de Alimentos e Zootecnia, e, financia até quatro bolsas de graduação sanduíche, com duração de um ano, na universidade francesa de destino escolhida. Os estudantes são acompanhados pelos professores do projeto, pelos coordenadores de curso na Ufam e, ainda, pelos professores e coordenadores de curso da universidade de destino, o que garante uma orientação pedagógica efetiva e uma melhor assistência ao bolsista durante sua estada no país estrangeiro”, enfatiza.

Após retornar ao Brasil, os bolsistas deverão apresentar o relatório das atividades desenvolvidas, em português e francês, com ciência dos professores responsáveis pelo estágio na França, além de um relatório específico da Capes.

Oportunidade

Os alunos dos cursos de Agronomia, Engenharia de Pesca, Engenharia de Alimentos e Zootecnia interessados em participar das próximas edições do Programa Brasil França- Agricultura (BRAFAGRI) deverão se preparar para concorrer ao edital previsto para ser lançado em março de 2020, com mobilidades iniciando em agosto de 2020. É necessário ficar atento, principalmente, para o calendário das provas de proficiência realizadas, exclusivamente, pela escola credenciada pela CAPES.

De acordo com o coordenador do Programa na Ufam, professor Henrique do Santos Pereira, durante a preparação para concorrer ao edital há a necessidade de intensificar os estudos do idioma. “O estudante com perfil de bolsista deve, o mais cedo possível, reforçar seus estudos da língua e ter como meta atingir o nível exigido de proficiência.  Enquanto isso, deve buscar informações sobre as universidades de destino e se preparar para escolher o curso a que irá se candidatar”, finaliza.

Os candidatos selecionados deverão comprovar nível mínimo de proficiência em língua francesa: B1 (definido pelo quadro europeu comum de referência para línguas) certificado por testes reconhecidos internacionalmente: Test de Connaissance du Français (obedecida validade estabelecida no documento de aprovação), DELF ou DALF.