Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Ufam adere ao Programa TransformaGov para modernização administrativa
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Ufam adere ao Programa TransformaGov para modernização administrativa

  • Publicado: Quarta, 23 de Fevereiro de 2022, 16h32
  • Última atualização em Quarta, 09 de Março de 2022, 16h10
  • Acessos: 1152

Na primeira etapa foram priorizadas 29 ações com o objetivo de trazer inovação à gestão, aperfeiçoar os procedimentos e implementar mudanças que propiciem eficiência

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), desde dezembro de 2021, é uma das instituições federais que oficializou adesão ao TransformaGov. O Programa é voltado para gestão estratégica institucional e reúne um conjunto de soluções de curto e médio prazo, já desenvolvidas pelo Ministério da Economia (ME), para apoiar os órgãos da administração pública federal no desenvolvimento de novas soluções de aprimoramento da gestão.

De acordo com a pró-reitora de Administração e Finanças (Proadm/Ufam), professora Angela Bulbol, dia 15 de fevereiro, foi realizado o lançamento da rede TransformaGov no Amazonas. “O TransformaGov compreende ações em cinco dimensões: Governança e gestão estratégica; Processos; Arranjos institucionais e estruturas organizacionais; Infraestrutura e logística e Gestão de Pessoas. A grande aceleração de adoção destas soluções veio com a mudança na forma de relacionamento com os órgãos federais, uma vez que a Secretaria de Gestão (SEGES) reuniu as soluções em um único canal, estruturou o apoio técnico e desburocratizou o acesso às soluções”, destacou.

A pró-reitora explicou também que nessa primeira etapa foram priorizadas 29 ações, com o objetivo de trazer inovação à gestão, aperfeiçoar os procedimentos e implementar mudanças que propiciem eficiência e coloquem a Ufam entre as melhores Universidades do país. “As ações, já em andamento, deverão ser executadas ao longo de 2022, e das 29 ações pactuadas, cinco já estão concluídas. O primeiro benefício para a administração é a melhoria da gestão com impacto no desempenho das unidades e das equipes”, enfatizou.

O TransformaGov foi instituído pelo Decreto nº 10.382 e busca identificar as necessidades e as oportunidades de inovação e transformação institucional; definir prioridades de digitalização, de simplificação e de integração de processos; propor novos modelos institucionais com foco na entrega de resultados para os cidadãos; estimular ganhos de eficiência; otimizar a implementação de políticas públicas que visem à oferta de melhores serviços à sociedade; promover a atuação integrada e sistêmica entre os órgãos e entidades e incentivar a cultura de inovação.

Passos 

O TransformaGov segue os seguintes passos:

1) Diagnóstico – Levantamento de dados e evidências que subsidiem a análise e a tomada de decisão;

2) Ideação – Identificação de possíveis soluções (Plano personalizado para cada órgão);

3) Elaboração – Análise de viabilidade e detalhamento das propostas de transformação institucional na forma priorizada;

4) Implementação – Implementar as medidas de transformação institucional pactuadas;

5) Acompanhamento – Sistemática de governança e gestão que perpetue os resultados alcançados com a transformação institucional.

Calendário de ações na Ufam

As áreas contempladas na Ufam abrangem governança e gestão estratégica, informação corporativa, departamento de pessoal, patrimônio e custeio. Confira o calendário de ações abaixo:

GOVERNANÇA E GESTÃO ESTRATÉGICA

AÇÃO

PRAZO

Apoiar a adequação do Planejamento Estratégico da UFAM, contido no seu Plano de Desenvolvimento Institucional, à IN 24 de 18 de março de 2020.


JUN/22

Acompanhar o desenvolvimento do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação buscando sua adequação aos termos do Decreto nº 8.638/2016 e da Portaria SGD/ME nº 778/2019.


ABR/22

Implantar o Programa de Gestão da UFAM,

em acordo com a IN 65/2020 SGP/ME.

ABR/22

INFORMAÇÃO CORPORATIVA

AÇÃO

PRAZO

Indicar membro para a Subcomissão de Coordenação do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos - SIGA.

FEV/22

Instituir a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) instituída conforme Decreto 10.148/2019.


MAR/22

Realizar levantamento dos conjuntos documentais, incluindo sem tratamento, com identificação de volume (em metros lineares) e dos locais de armazenamento.


JUN/22

Eliminar documentos cuja temporalidade tenha sido cumprida, em conformidade com o Decreto nº 10.148/2019 e as orientações do Arquivo Nacional.


JUL/22



Proceder à organização e tratamento do arquivo da UFAM.

JUL/22

Elaborar proposta de Plano de Gestão de Documentos e Arquivos e encaminhar para apreciação do Arquivo Nacional.


AGO/22

Implantar o Barramento do Processo Eletrônico Nacional (PEN).

MAR/22

Avaliar a adoção da solução de Protocolo Digital do Governo Federal, utilizando a solução gov.br. seguindo as etapas do Guia do Protocolo Digital.


FEV/22

Implantar o módulo de governança e gestão do SEI para acompanhamento remoto do órgão central.


MAR/22

PESSOAS

AÇÕES

PRAZO

Revisar o Plano de Desenvolvimento de Pessoas de modo a promover sua integração ao Planejamento Estratégico.

MAR/22

Implementar o Painel do Banco de Talentos como ferramenta de seleção e divulgação de perfil.

ABR/22

Adotar o módulo de mensagens do SIGEPE como ferramenta para envio de mensagens aos servidores do órgão.

MAR/22

Divulgar e passar a utilizar o módulo requerimento do SIGEPE como ferramenta de autoatendimento para que o servidor possa solicitar de forma eletrônica um benefício ou alguma alteração cadastral que seja afeta à sua vida funcional.


MAR/22

Promover a digitalização, certificação e inserção dos documentos funcionais em meio digital, no SIGEPE-AFD, referentes aos inativos e pensionistas, conforme orientações definidas na Portaria Normativa nº 9, de 1º de agosto de 2019, SGP/MPDG.


MAI/22

PATRIMÕNIO E CUSTEIO

AÇÕES

PRAZO

Finalizar a implantação da solução centralizada de administração de patrimônio mobiliário e inventário (SIADS).

DEZ/21

Aderir ao Taxigov.

DEZ/21

Implantar o Sistema de Gerenciamento dos

Imóveis de Uso Especial da União – SPIUNet

MAR/22

Cadastrar servidores para consulta e

alimentação do SPIUnet.

MAR/22

Atualizar os dados dos imóveis utilizados no sistema SPIUNet, conforme Portaria SEGES

SPU 38/2020 e 28/2021.

JUN/22

Elaborar diagnóstico de ocupação, incluindo a cesta de custos vinculados a cada imóvel.

JUL/22

Definir, em conjunto com a SPU e a SEGES, estratégia de racionalização da ocupação predial com foco na redução da cesta de custos.

JUL/22

Apresentar extrato de consultas requerimentos de imóvel via SISREI, por município e situação (deferida ou indeferida).

DEZ/22

Responder ao   Levantamento   Anual   das Transferências.

NOV/22

Integrar os sistemas e ou os instrumentos de gestão dos projetos de investimentos em infraestrutura ao Cadastro Integrado de Projetos de Investimentos (CIPI).

ABR/22

Promover adesão da UFAM à Rede do TransformaGov no estado do Amazonas.

FEV/22

 

Mais informações no site do Ministério da Economia 

registrado em:
Fim do conteúdo da página