Ufam adere ao Programa TransformaGov para modernização administrativa
Na primeira etapa foram priorizadas 29 ações com o objetivo de trazer inovação à gestão, aperfeiçoar os procedimentos e implementar mudanças que propiciem eficiência
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), desde dezembro de 2021, é uma das instituições federais que oficializou adesão ao TransformaGov. O Programa é voltado para gestão estratégica institucional e reúne um conjunto de soluções de curto e médio prazo, já desenvolvidas pelo Ministério da Economia (ME), para apoiar os órgãos da administração pública federal no desenvolvimento de novas soluções de aprimoramento da gestão.
De acordo com a pró-reitora de Administração e Finanças (Proadm/Ufam), professora Angela Bulbol, dia 15 de fevereiro, foi realizado o lançamento da rede TransformaGov no Amazonas. “O TransformaGov compreende ações em cinco dimensões: Governança e gestão estratégica; Processos; Arranjos institucionais e estruturas organizacionais; Infraestrutura e logística e Gestão de Pessoas. A grande aceleração de adoção destas soluções veio com a mudança na forma de relacionamento com os órgãos federais, uma vez que a Secretaria de Gestão (SEGES) reuniu as soluções em um único canal, estruturou o apoio técnico e desburocratizou o acesso às soluções”, destacou.
A pró-reitora explicou também que nessa primeira etapa foram priorizadas 29 ações, com o objetivo de trazer inovação à gestão, aperfeiçoar os procedimentos e implementar mudanças que propiciem eficiência e coloquem a Ufam entre as melhores Universidades do país. “As ações, já em andamento, deverão ser executadas ao longo de 2022, e das 29 ações pactuadas, cinco já estão concluídas. O primeiro benefício para a administração é a melhoria da gestão com impacto no desempenho das unidades e das equipes”, enfatizou.
O TransformaGov foi instituído pelo Decreto nº 10.382 e busca identificar as necessidades e as oportunidades de inovação e transformação institucional; definir prioridades de digitalização, de simplificação e de integração de processos; propor novos modelos institucionais com foco na entrega de resultados para os cidadãos; estimular ganhos de eficiência; otimizar a implementação de políticas públicas que visem à oferta de melhores serviços à sociedade; promover a atuação integrada e sistêmica entre os órgãos e entidades e incentivar a cultura de inovação.
Passos
O TransformaGov segue os seguintes passos:
1) Diagnóstico – Levantamento de dados e evidências que subsidiem a análise e a tomada de decisão;
2) Ideação – Identificação de possíveis soluções (Plano personalizado para cada órgão);
3) Elaboração – Análise de viabilidade e detalhamento das propostas de transformação institucional na forma priorizada;
4) Implementação – Implementar as medidas de transformação institucional pactuadas;
5) Acompanhamento – Sistemática de governança e gestão que perpetue os resultados alcançados com a transformação institucional.
Calendário de ações na Ufam
As áreas contempladas na Ufam abrangem governança e gestão estratégica, informação corporativa, departamento de pessoal, patrimônio e custeio. Confira o calendário de ações abaixo:
GOVERNANÇA E GESTÃO ESTRATÉGICA |
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AÇÃO |
PRAZO |
Apoiar a adequação do Planejamento Estratégico da UFAM, contido no seu Plano de Desenvolvimento Institucional, à IN 24 de 18 de março de 2020. |
JUN/22 |
Acompanhar o desenvolvimento do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação buscando sua adequação aos termos do Decreto nº 8.638/2016 e da Portaria SGD/ME nº 778/2019. |
ABR/22 |
Implantar o Programa de Gestão da UFAM, em acordo com a IN 65/2020 SGP/ME. |
ABR/22 |
INFORMAÇÃO CORPORATIVA |
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AÇÃO |
PRAZO |
Indicar membro para a Subcomissão de Coordenação do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos - SIGA. |
FEV/22 |
Instituir a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) instituída conforme Decreto 10.148/2019. |
MAR/22 |
Realizar levantamento dos conjuntos documentais, incluindo sem tratamento, com identificação de volume (em metros lineares) e dos locais de armazenamento. |
JUN/22 |
Eliminar documentos cuja temporalidade tenha sido cumprida, em conformidade com o Decreto nº 10.148/2019 e as orientações do Arquivo Nacional. |
JUL/22 |
Proceder à organização e tratamento do arquivo da UFAM. |
JUL/22 |
Elaborar proposta de Plano de Gestão de Documentos e Arquivos e encaminhar para apreciação do Arquivo Nacional. |
AGO/22 |
Implantar o Barramento do Processo Eletrônico Nacional (PEN). |
MAR/22 |
Avaliar a adoção da solução de Protocolo Digital do Governo Federal, utilizando a solução gov.br. seguindo as etapas do Guia do Protocolo Digital. |
FEV/22 |
Implantar o módulo de governança e gestão do SEI para acompanhamento remoto do órgão central. |
MAR/22 |
PESSOAS |
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AÇÕES |
PRAZO |
Revisar o Plano de Desenvolvimento de Pessoas de modo a promover sua integração ao Planejamento Estratégico. |
MAR/22 |
Implementar o Painel do Banco de Talentos como ferramenta de seleção e divulgação de perfil. |
ABR/22 |
Adotar o módulo de mensagens do SIGEPE como ferramenta para envio de mensagens aos servidores do órgão. |
MAR/22 |
Divulgar e passar a utilizar o módulo requerimento do SIGEPE como ferramenta de autoatendimento para que o servidor possa solicitar de forma eletrônica um benefício ou alguma alteração cadastral que seja afeta à sua vida funcional. |
MAR/22 |
Promover a digitalização, certificação e inserção dos documentos funcionais em meio digital, no SIGEPE-AFD, referentes aos inativos e pensionistas, conforme orientações definidas na Portaria Normativa nº 9, de 1º de agosto de 2019, SGP/MPDG. |
MAI/22 |
PATRIMÕNIO E CUSTEIO |
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AÇÕES |
PRAZO |
Finalizar a implantação da solução centralizada de administração de patrimônio mobiliário e inventário (SIADS). |
DEZ/21 |
Aderir ao Taxigov. |
DEZ/21 |
Implantar o Sistema de Gerenciamento dos Imóveis de Uso Especial da União – SPIUNet |
MAR/22 |
Cadastrar servidores para consulta e alimentação do SPIUnet. |
MAR/22 |
Atualizar os dados dos imóveis utilizados no sistema SPIUNet, conforme Portaria SEGES SPU 38/2020 e 28/2021. |
JUN/22 |
Elaborar diagnóstico de ocupação, incluindo a cesta de custos vinculados a cada imóvel. |
JUL/22 |
Definir, em conjunto com a SPU e a SEGES, estratégia de racionalização da ocupação predial com foco na redução da cesta de custos. |
JUL/22 |
Apresentar extrato de consultas e requerimentos de imóvel via SISREI, por município e situação (deferida ou indeferida). |
DEZ/22 |
Responder ao Levantamento Anual das Transferências. |
NOV/22 |
Integrar os sistemas e ou os instrumentos de gestão dos projetos de investimentos em infraestrutura ao Cadastro Integrado de Projetos de Investimentos (CIPI). |
ABR/22 |
Promover adesão da UFAM à Rede do TransformaGov no estado do Amazonas. |
FEV/22 |
Mais informações no site do Ministério da Economia
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